A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) definiu na tarde desta quinta-feira (27) o árbitro da finalíssima entre Botafogo-PB e Sousa no próximo domingo (30), pelo Campeonato Paraibano. A partida ficou sob o comando de Flávio Rodrigues de Souza, que apitou o jogo polêmico entre Palmeiras e São Paulo na semifinal do Campeonato Paulista. Por conta de um pênalti marcado, o árbitro ficou afastado da final. Anteriormente, ele também já havia sido afastado, em 2024, depois de erros em partidas da Série A.
A polêmica envolvendo o árbitro aconteceu na semifinal do Paulistão desde ano, quando Flávio marcou um pênalti a favor do Alviverde, decisivo para a classificação do time à finalíssima do estadual no Choque-Rei. Na situação, a penalidade foi confirmada depois do choque entre Vitor Roque e o zagueiro Arboleda. O camisa nove do Verdão caiu no gramado após tentar driblar o defensor são-paulino.
Depois do lance, o comandante marcou o pênalti sem ir para o VAR. O árbitro de vídeo também não chamou Rodrigues para confirmar a penalidade, e o diálogo entre a arbitragem ficou apenas dentro de campo. A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o áudio da cabine do VAR, que confirmou a infração. A cobrança foi revertida por Raphael Veiga e foi suficiente para classificar o Palmeiras para a final, com o placar magro de 1 a 0.
O São Paulo questionou a decisão e, em ofício, pediu à Federação Paulista de Futebol (FPF-SP) a exclusão de Flávio do quadro de árbitros da federação do estado. A FPF-SP reconheceu o erro e prometeu melhoria e mais investimentos nas equipes de arbitragem. O árbitro foi afastado da final do Paulistão, que acontece nesta quinta-feira (27), entre Palmeiras e Corinthians, na Neo Química Arena. Neste ano, o comandante apitou nove jogos nesta edição do Paulistão.
Essa não é a primeira vez que o árbitro é afastado ou comete erros em alguma partida de futebol. Em 2024, Flávio foi suspenso pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), depois de erro grave em jogo entre Vitória e Fluminense, no Barradão, pela 31ª rodada do Brasileirão. À época, ele marcou dois pênaltis para o Leão, sendo o primeiro anulado pelo VAR, e o segundo marcado nos últimos minutos da segunda etapa. Flávio passou por uma “reciclagem” e só voltou a apitar na rodada 36 do Campeonato Brasileiro.
Além dele, a Federação Paraíba divulgou o nome dos outros membros da equipe de arbitragem que vão estar no comando da partida do próximo domingo (27), entre Botafogo-PB e Sousa, no Almeidão, às 16h. Márcia Bezerra Lopes, como assistente 1; Luiz Claúdio Regazone, como assistente 2; Deborah Cecília Cruz Correia, com quarta árbitra; Diego Pombo Lopez no VAR e Vitor Carmona no AVAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador