VOCÊ SE LEMBRA DE DENILSON?, Por Serpa Di Lorenzo - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 14 de dezembro de 2024

VOCÊ SE LEMBRA DE DENILSON?, Por Serpa Di Lorenzo

Ele nasceu na então arborizada e pacata cidade de João Pessoa – PB, precisamente no dia 01 de janeiro do ano de 1958, foi por seus pais registrado com o nome de DENILSON BONATES GALVÃO, mas para o mundo do Handebol ele ficou conhecido como o artilheiro e rompedor meia esquerda DENILSON.
Tudo começou aos treze anos de idade no tradicional Colégio Marista Pio X, na escolinha do competente professor Ribamar. Desde cedo, DENILSON começou a se destacar dentro das quadras, por conseguir aliar a técnica com um excelente condicionamento físico. Ele não só servia os seus companheiros como sofria penalidades e marcava muitos gols.
Ele teve a felicidade de jogar nas décadas de 70 e 80, época efervescente do nosso Handebol e dos saudosos Jogos Estudantis, da Primavera e Universitários. As nossas praças de esportes viviam lotadas, principalmente o ginásio de esportes Eugênio Toscano de Brito do Clube Astréa. DENILSON jogou nos colégios Marista Pio X, Arquidiocesano Pio XII, Instituto Presidente Epitácio Pessoa- IPEP e no Colégio e Curso Pré-Universitário Águia. Disputou seis competições dos Jogos da Primavera, conquistando cinco e sendo atleta destaque em todas elas. Naquela época, as grandes escolas forneciam bolsas de estudo aos seus atletas e chegavam a se concentrar antes das partidas decisivas.
O seu nome era o primeiro da lista nas convocações da seleção paraibana de Handebol. A nossa seleção conquistou o primeiro lugar no Nordeste e o quarto lugar no Brasil, passando a ser respeitada e referência no país. Merecidamente ele passou a ser convocado e por dez anos consecutivos, DENILSON vestiu a camisa verde e amarela da seleção brasileira de Handebol, categorias adulto e juvenil, honrando e representando o estado da Paraíba. Foi o ápice de uma carreira trilhada na dedicação e no aprimoramento contínuo.
Quando o estado da Paraíba ficou pequeno para a sua técnica, condicionamento físico e raça, que gradativamente iam melhorando com a experiência, DENILSON foi contratado pelo Clube de Regatas Flamengo, onde conquistou o tricampeonato carioca com o manto rubro-negro. O nosso homenageado mora, há 40 anos, na cidade maravilhosa na bela praia de Copacabana. Formado em Educação Física e já aposentado, ele pretende um dia voltar a morar na cidade de João Pessoa-PB.
DENILSON e outros excelentes atletas daquela geração de ouro, serviram como inspiração e espelho para centenas de adolescentes de nossa capital praticarem o Handebol nas escolas e nos clubes. Ele é o primeiro, na modalidade, que temos o prazer de escrever a sua exitosa carreira e trajetória. Não ganhou dinheiro, não obteve fama, mas, com certeza, alegrou o coração de muitos torcedores e adeptos do Handebol. Reparem na fotografia que ilustra o presente artigo, como a arquibancada do ginásio estava totalmente lotada para assistir e aplaudir o nosso homenageado e a sua respectiva equipe. Éramos felizes e não sabíamos.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor DENILSON BONATES GALVÃO, o popular meia esquerda “DENILSON”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do Handebol brasileiro.

SERPA DI LORENZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui