São Silvestre: conheça a atleta mais velha da 99ª edição da prova - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

São Silvestre: conheça a atleta mais velha da 99ª edição da prova

Dona Therezinha, de 88 anos, vai correr a São Silvestre 2024 (Foto: Carlos Trinca/EPTV)
Entre os mais de 37 mil corredores inscritos na 99ª edição da São Silvestre está Therezinha Nazario Martucci, moradora de Jaboticabal, cidade localizada a 375 quilômetros de São Paulo. Aos 88 anos, ela será a participante mais velha a disputar a prova na manhã desta terça-feira. A largada do primeiro pelotão está prevista para 7h25.
Cozinheira desde os 20 anos, dona Therezinha começou a correr por necessidade, mas logo se encantou pelo esporte. Cansada de trabalhar na cozinha, queria encontrar outra ocupação. Não foi possível deixar o trabalho de lado, mas arrumou um emprego longe de casa e, à noite, fazia bolos. Foi aí que a corrida entrou em sua rotina.
- Para eu não chegar atrasada, eu corria ao invés de andar. Quando saía do emprego, para chegar em casa e fazer bolo à noite, eu corria também, para não ficar tarde para fazer os bolos. Foi assim que eu comecei. É uma espécie de fuga, uma fuga boa pra gente viver. E aí fui gostando desse esporte, viciando - relembra.
A primeira corrida de rua que participou foi em 1989, uma prova em comemoração ao aniversário de sua cidade natal. Em uma rotina que concilia as diversas ocupações, dona Therezinha conta que a maior motivação para seguir praticando o esporte mesmo aos 88 anos de idade está na própria existência dela.
- É um propósito meu, eu que quis, agora eu tenho que aceitar, não posso culpar ninguém. Já tô cansada, com dois serviços, trabalho em casa, faço comida, e é muita preocupação, responsabilidade. Doente, com saúde, com frio, com chuva, com vento, contra vento, nada me faz parar.
Therezinha na São Silvestre
A história de dona Therezinha com a São Silvestre começou quando ela tinha 53 anos. Desde então, a atleta já perdeu as contas de quantas corridas participou, mas a edição de 2024 será lembrada especialmente pela marca que carrega de ser a mulher mais velha a correr. Apesar da conquista, ela mantém os pés no chão.
- A São Silvestre me frutifica de alegria, de prazer, de força, de coragem. É difícil, na verdade, eu sei que é muito difícil pra mim, mas me encoraja muito. Eu não sinto que sou importante, ao contrário. Sinto que tenho que ser cada vez mais humilde – destaca.
A São Silvestre terá transmissão ao vivo da TV Globo a partir das 7h30 (de Brasília).

Por Dirceu Martins 
ge Jaboticabal, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui