Taça da Copa do Nordeste (Foto: CBF) |
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) excluiu do regulamento das copas do Nordeste e Verde 2025 a previsão de vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil, que desde 2020 era concedida ao clube campeão dessas competições. Essa alteração foi oficializada pela CBF no Regulamento Específico da Competição (REC), divulgado na última terça-feira à noite.
O artigo 4º do Capítulo 2 do REC, que nas edições anteriores assegurava a vaga ao campeão da Copa do Nordeste e foi removido, previa:
“O clube campeão da COPA terá vaga assegurada na 3ª fase da Copa do Brasil de 2025; caso este clube venha a conquistar esta vaga por sua participação na CONMEBOL Libertadores de 2025 ou por outro critério constante no REC da Copa do Brasil, passá-la á para o clube vice-campeão da COPA, e assim sucessivamente.”
A perda da vaga na 3ª fase da Copa do Brasil pode impactar no apelo competitivo da Copa do Nordeste. Nos últimos anos, essa vaga era um atrativo adicional, garantindo um acesso direto à etapa mais avançada do torneio nacional, com maiores receitas de cota de participação e maior visibilidade para os clubes vencedores.
O que diz a CBF
Em contato com a reportagem do ge, o diretor de competições da CBF, Júlio Avellar, explicou que a retirada do artigo faz parte do movimento geral de revisão de todos os campeonatos organizados pela entidade, diante das mudanças no calendário do futebol mundial.
"A gente tem que revisar tudo, para que caiba de forma organizada e limpa no calendário", explicou Avellar.
O dirigente garantiu que a CBF continua valorizando tanto a Copa do Nordeste quanto a Copa Verde, que seguem no calendário de competições.
- Quando a gente tira esse provisionamento, é uma coisa puramente técnica, para abrir espaço e melhorar as competições. (...) O intuito é continuar valorizando a Copa do Nordeste, a Copa Verde. Entendemos a Copa do Nordeste como sendo fundamental para a região, sob vários aspectos.
Mudança nos cruzamentos
A fórmula de disputa da Copa do Nordeste 2025, no entanto, permanece inalterada, mantendo o formato tradicional com quatro fases distintas. O regulamento confirmou uma mudança na configuração da fase de grupos, que são definidos por sorteio: a partir de agora, as oito equipes de cada chave se enfrentarão no mesmo grupo.
Outra alteração foi no cruzamento dos times classificados. Se antes as quartas de final eram desenhadas com duelos entre clubes do mesmo grupo, haverá um cruzamento:
1º do A x 4º do B e 2º do B x 3º do A
1º do B x 4º do A e 2º do A x 3º do B
As partidas são disputadas em jogo único, com o mando de campo para a equipe com melhor classificação na fase de grupos. Em caso de empate, a decisão ocorre nos pênaltis.
As semifinais seguem o mesmo formato das quartas de final, com partidas únicas e critérios idênticos para definição dos mandos e desempates.
Já a final é disputada em duas partidas, com o mando de campo no jogo de volta concedido ao time de melhor campanha acumulada em toda a competição. Caso haja empate em pontos e saldo de gols ao fim dos dois jogos, o campeão será definido nos pênaltis.
Decisão só em setembro
Uma outra mudança significativa e também confirmada pela CBF é a distribuição de datas da Copa do Nordeste. O torneio começa com uma eliminatória marcada para os dias 04/01 e 05/01.
A primeira fase vai ocorrer entre 22/01 até 26/03, com sete rodadas. Ao fim desta etapa, as quartas de final e semifinais só acontecem dois meses depois, em 04/06 e 09/06.
A decisão, por sua vez, está marcada ainda mais para frente. Os dois jogos só vão ser disputados três meses depois, em 03/09 e 07/09.
Por Alexandre Barbosa
ge Recife
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador