Ele nasceu na cultural e histórica cidade do Recife-PE, a conhecida Veneza Brasileira, precisamente no dia 18 de novembro do ano de 1934, foi por seus pais registrado com o nome de JOSÉ FERREIRA FRANCO, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o excelente médio volante “ZEQUINHA”.
A sua brilhante e invejável carreira no futebol profissional, teve início na década de 50, na nossa belíssima cidade de João Pessoa, defendendo as cores alvirrubras do Auto Esporte Clube. Era o ano de 1954, o clube do povo formou um excelente plantel para as disputas do campeonato paraibano, vencendo o torneio início e conquistando o segundo lugar no certame estadual. O Botafogo Futebol Clube foi o campeão.
O Auto Esporte fez uma exitosa campanha vencendo o Red Cross Esporte Clube por 5 x 1; vencendo o Esporte Clube União por 4 X 0; vencendo o DER Esporte Clube por 4 x 2; o Santos Futebol Clube por 3 X 0 e perdendo apenas para o Botafogo Futebol Clube. Os jogos eram realizados no antigo campo do Esporte Clube Cabo Branco no bairro de Jaguaribe. Dentre vários bons jogadores, o destaque maior do Auto Esporte Clube foi o médio volante “ZEQUINHA”, atleta de estatura mediana que defendia com bastante firmeza e apoiava o ataque com muita desenvoltura, servindo os atacantes e também marcando gols.
No final daquele ano de 1954, ZEQUINHA foi negociado com o Santa Cruz Futebol Clube da cidade do Recife, onde teve a oportunidade de jogar por duas temporadas, ser campeão pernambucano em 1957 e mais uma vez ser destaque. Em 1958, o nosso homenageado foi negociado para a poderosa Sociedade Esportiva Palmeiras, clube que lhe deu títulos e projeção nacional. Com a camisa verde e branca, ele conquistou três títulos brasileiros (então denominados de Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa).
E foram as suas exibições eficientes e objetivas que ajudaram o Palmeiras a ganhar os campeonatos paulistas de 1959, 1963, 1966 e o disputado Torneio Rio – São Paulo de 1965. Para coroar a sua carreira profissional, ZEQUINHA fez 17 partidas com a camisa da seleção brasileira, marcando dois gols. Foi campeão do mundo em 1962, no Chile, na reserva do volante Zito.
Depois de vestir a camisa do Palmeiras por 10 anos, exatamente 421 jogos e marcar 40 gols, ZEQUINHA até hoje é o volante que mais gols marcou na história do clube. Em 1968, ele se despediu do Parque Antarctica e ainda jogou no Clube Atlético Paranaense e no Clube Náutico Capibaribe. Em 25 de julho do ano de 2009, com 74 anos de idade ele faleceu.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor JOSÉ FERREIRA FRANCO, o popular volante ZEQUINHA, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol brasileiro.
Serpa Di Lorenzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador