Fantick tinha uma escolinha de futebol que levava seu nome em Matão, interior de São Paulo (Foto: Arquivo pessoal) |
Morreu nesta sexta-feira, em Araraquara, interior de São Paulo, o ex-lateral-esquerdo de Botafogo-PB, Portuguesa e Comercial-SP, Fantick, aos 69 anos. Ele morava em Matão, no interior de São Paulo, e estava internado. O jogador marcou época no futebol paraibano, onde surgiu e rapidamente caiu nas graças da torcida botafoguense. A causa da morte ainda não foi confirmada pelo ge.
Francisco José dos Santos nasceu em 1955 em João Pessoa. Começou a sua carreira no principal clube da cidade, o Botafogo-PB, bem jovem. Foi tetracampeão pelo Belo em 1975, 1976 e 1977. Disputou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro pelo clube paraibano em 1976 e 1977.
Em 1978 se transferiu para o o Comercial-SP, onde iniciou a sua carreira no futebol paulista. Após duas temporadas, vestiu a camisa da Portuguesa de 1980 até 1982, onde se firmou como titular da Lusa em boa parte de sua passagem pelo clube.
Fantick ainda vestiu as camisas de Matonense, Avaí, Catuense-BA, São Bento, São Caetano e outros clubes na sua carreira. Uma curiosidade interessante é que, voltando à sua passagem pelo Botafogo-PB, Fantick vestiu a camisa do Belo quando o clube tinha a estrela branca e o escudo igual ao do time carioca, mas também vestiu a camisa alvinegra com o escudo com a estrela vermelha. A mudança de escudo aconteceu em 1976.
Fantick criou uma escolinha de futebol em Matão, onde morava, a Escolinha de Futebol Fantick, onde trabalhava. Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas publicamente.
Por Pedro Alves
ge João Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador