Ele nasceu na nossa querida e amada cidade de João Pessoa - PB, precisamente no dia 24 de maio do ano de 1953, foi por seus pais batizado com o nome de ROSALVO BEZERRA PEREIRA FILHO, mas para o mundo da bola pesada ele ficou conhecido como o ala direita ROSALVO.
Tudo começou aos 12 anos, jogando futebol de salão, na quadra do CONCA – Círculo Operário Núcleo Cruz das Armas, instituição religiosa; e aos 15 anos, nos gramados com a camisa rubro-verde da Associação Atlética Portuguesa, ambos sediados no popular bairro de Cruz das Armas. No gramado ele jogava no meio de campo, na bola pesada, ele se identificava e destacava - se na ala direita.
ROSALVO também teve o prazer de vestir a camisa alvinegra do Santos Futebol Clube, equipe que era tão bem comandada pelo abnegado José Walter Marinho Marsicano, o popular Tereré. Naquela saudosa escola da bola e laboratório de atletas, ele jogou futebol de campo e futebol de salão.
Com a tradicional camisa da lusa de Cruz das Armas, agremiação onde surgiram atletas como Chicletes, Chico Matemático e Leonecy, o nosso homenageado foi campeão na modalidade de futebol de campo, categoria juvenil. Mas o seu destino estava direcionado para as quadras de futebol de salão.
ROSALVO passou a ser um dos destaques do forte time da Escola Técnica Federal da Paraíba na década de 70, conquistando o título na modalidade nos acirrados e saudosos Jogos da Primavera. Também passou a ser presença constante nos Jogos dos Comerciários, chegando a ser campeão com a camisa da tradicional Farmácia Americana. Quando adentrou na Universidade Federal da Paraíba, para cursar Administração, ele passou a disputar os jogos universitários paraibanos.
Entretanto, dentre as inúmeras vitórias, conquistas e troféus dentro das quadras, ROSALVO jamais esquecerá da vitoriosa e heróica equipe da Escola Técnica Federal da Paraíba, treinada pelo saudoso Walter Castro, que tinha Ademar, Joel, ROSALVO, Tito, Quinca, Ovídio, Denivaldo, Barreira, Jorge e Moreira como atletas. Esses jovens foram ao estado do Rio de Janeiro, em 1974 e trouxeram a Taça de Campeão brasileiro de Futebol de Salão dos VIII JEBEM, Jogos Estudantis Brasileiros de Ensino Médio. O quinteto titular que infernizava a vida dos adversários era formado por Ademar, Joel, ROSALVO, Tito e Quincas. Não resta nenhuma dúvida, de que os deuses da bola pesada conspiraram naquele ano em prol da Paraíba quando juntaram esses então promissores garotos em uma mesma equipe. A bola era sempre bem tratada com bastante carinho e intimidade.
Em 1979, o nosso homenageado resolveu pendurar os seus disputados tênis. Residente na capital da república, ROSALVO ainda jogou um torneio em 1983 na Universidade de Brasília - UNB e foi convidado para jogar no Minas Brasília, porém declinou do honroso convite. Hoje, ele é aposentado da UNB, instituição que serviu com bastante zelo e que chegou a presidir o sindicato dos servidores e assessorar o Magnífico Reitor.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor ROSALVO PEREIRA BEZERRA FILHO, o popular “Ala direita ROSALVO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.
SERPA DI LORENZO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador