Foto: Ruan Ferreira/NE45 |
O Campeonato Pernambucano 2025 teve sua fórmula decidida nesta quarta-feira (23), no Conselho Técnico da competição, realizada no auditório da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Ficou decidido, entre os times e a FPF, que será mantido o formato de disputa de 2024, com 10 times presentes, com jogos distribuÃdos em 14 datas.
Além disso, as equipes jogam em turno único, se enfrentando. O 1º e o 2º colocado conseguem vaga direta na semifinal da competição. Enquanto isso, do 3º ao 6º, em cruzamento olÃmpico (3º x 6º e 4º x 5º), disputam as quartas de final em jogo único. Os dois últimos colocados da 1ª fase serão rebaixados para a Série A2.
A semifinal e a final e a final serão disputadas em jogos de ida e volta. O 1º colocado enfrenta o vencedor da disputa entre o 4º e 5º lugar, enquanto que o 2º colocado enfrenta o vencedor do duelo entre o 3º e 6º lugar.
Os vencedores das semifinais vão para a final, sem vantagem para o melhor colocado na disputa. Quem vencer na final, fica com o tÃtulo do Campeonato Pernambucano 2025.
Outro ponto decidido é que, por conta da grande quantidade de jogos no começo de temporada com Copa do Nordeste e Copa do Brasil, os clubes aceitaram que pode haver jogos com 48h de diferença de um para outro, ou mesmo 24h, desde que haja a troca de jogadores de todo o time titular.
Quais times disputarão o Campeonato Pernambucano 2025?
As 10 equipes que disputarão o Campeonato Pernambucano 2025 são: Afogados, Central, Decisão, Jaguar, Maguary, Náutico, Petrolina, Retrô, Santa Cruz e Sport.
O formato do Campeonato Pernambucano vai mudar?
Para o Campeonato Pernambucano 2025, o formato não mudará. Vai seguir da mesma forma que foi em 2024. Porém, a partir de 2026, a competição terá apenas 12 datas, diferentemente das 14 datas que terá até o próximo ano.
A FPF tem a ideia de fazer a competição com 26 clubes, unificando as Séries A1, A2 e A3 para a disputa da 1ª fase, enquanto que os quatro melhores ranqueados na CBF (Sport, Náutico, Retrô e Santa Cruz), entrariam só na segunda fase, contra os quatro melhores da 1ª fase.
Porém, é preciso que haja a aprovação por maioria dos clubes no Conselho Técnico do Campeonato Pernambucano 2026, que será realizado no fim do ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador