O nosso homenageado da semana, nasceu no dia 11 de outubro do ano de 1954 na cidade de Sapé PB, terra mundialmente conhecida como produtora de abacaxi. Foi por seus pais registrado e batizado com o nome de CARLOS GUALBERTO IRINEU, mas para o mundo da bola pesada ele ficou conhecido como o habilidoso pivô GUARABIRA.
Tudo começou no ano de 1967, em uma quadra de salão do antigo e saudoso colégio Lins de Vasconcelos, educandário onde GUARABIRA estudou como interno. Seus primeiros dribles, chutes e gols foram praticados naquela quadra que ficava cheia de meninos. Dali ele foi para o tradicional e aristocrático Esporte Clube Cabo Branco, jogar no infantil que era treinado pelo saudoso professor Mendonça. Ele foi bicampeão infantil com a camisa do alvirrubro de Miramar.
Subiu ao time juvenil e também conquistou o bicampeonato, jogando ao lado de Alcir Hime, Toinho, Zé Rui, Kinute, Celso e outros jovens que eram selecionados para jogar no então melhor clube do estado da Paraíba. Quando foi no ano de 1973, GUARABIRA começou a treinar com o plantel da equipe adulta. Era o ápice da carreira de qualquer atleta naqueles saudosos anos.
O plantel adulto do Esporte Clube Cabo Branco, era composto por jogadores do nível de Aldanir, Moreira, Vuca, Bertinho Delgado, Luiz da Banda, Babá e Givaldo, Ademar e Zé Rui. Walter Castelo Branco, ex-atleta, era o competente treinador daquela geração. GUARABIRA também conquistou vários títulos na categoria adulta e o seu chute forte e certeiro já era uma marca registrada na então bola pesada.
GUARABIRA, que possuía um preparo físico invejável por treinar diariamente nas areias da praia de Tambaú disputou os festejados “Jogos da Primavera” com a camisa dos tradicionais colégios Pio X e Pio XII, ambos de linha religiosa. Ele disputou os acirrados Jogos dos Comerciários, na quadra do SESC, defendendo a equipe de Cherry Calçados, forte time que tinha Ademar, Marden Góes, Quincas, Marcos Medeiros, Zé Rui, Elísio e Paulo de Tarso. O treinador era o ex-dirigente da Sudepar Walter Castro.
O que marcou muito e deixou saudades em GUARABIRA, foi a disputa dos jogos universitários brasileiros, em 1974, disputados na cidade de Vitória –ES, competição em que a seleção paraibana foi destaque e conquistou o terceiro lugar. O selecionado era comandado por Walter Castelo Branco e tinha atletas como Givaldo, Babá, Moreira, Luiz da Banda, Vuca, Marquinhos, Almir e Kinute. Em 1976, GUARABIRA resolveu começar a deixar as quadras, concluir o curso de bacharelado em matemática e assumiu a vida profissional de agropecuarista na região brejeira de nosso estado. Atualmente, ele reside na belíssima cidade de João Pessoa PB e nos honrou com a sua presença no 4º Encontro dos Desportistas Paraibanos.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o Sr. CARLOS GUALBERTO IRINEU, o popular pivô “GUARABIRA”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol de salão da Paraíba.
SERPA DI LORENZO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador