Ele nasceu no dia 25 de setembro do ano de 1929, na então pequenina cidade de Palmares, interior do estado de Pernambuco, foi por seus pais registrado e batizado com o nome de NELSON PEREIRA DOS SANTOS, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o eficiente zagueiro “NELSON”.
Tudo começou nas categorias de base da equipe do Clube Operário de Cultura Leão XIII Futebol Clube, sediada na cidade de Catende, Zona da Mata do estado de Pernambuco. Ele logo foi se destacando no meio daquela garotada toda, jogando sempre de zagueiro central e quando necessário de lateral direito.
NELSON foi jogar na famosa Ilha do Retiro, em Recife, com a camisa do tradicional Sport Club do Recife, onde passou a ser conhecido por suas qualidades técnicas, dedicação e segurança. Depois de jogar várias temporadas no rubro-negro pernambucano, para a alegria dos paraibanos, ele veio vestir a camisa e jogar nos nossos clubes.
O pernambucano NELSON se identificou bastante com o nosso estado, foi muito elogiado pela imprensa e aplaudido pelos torcedores. Defendeu as cores do Botafogo Futebol Clube, do Campinense Clube e do Treze Futebol Clube, as três maiores agremiações paraibanas, sempre como titular. Como naquela época existia o disputado campeonato brasileiro de seleções estaduais, o seu nome era obrigatório na lista de convocação da seleção rubro-negra, ao lado de atletas como Tempestade, Marajó, Massangana, Galeguinho e Bola Sete. Uma característica importante em seu futebol, era na hora da cobrança de falta e na penalidade máxima, quando o seu chute preciso tinha o endereço das redes.
A sua raça, dedicação e técnica o levaram a ser campeão várias vezes, aqui podemos citar os títulos com a camisa do Sport Club do Recife, com a camisa do Botafogo Futebol Clube, com a camisa do Treze Futebol Clube e também com a camisa do Campinense Clube. Quando foi na segunda metade da década de 60, NELSON jogando pelo saudoso Santos Futebol Clube, o alvinegro de Tereré, resolveu pendurar as suas disputadas chuteiras. Ele ainda experimentou a função de treinador de futebol, quando em 1966 dirigiu a aguerrida equipe do Nacional Atlético Clube da cidade sertaneja de Patos - PB.
Quando se aposentou, foi morar em João Pessoa – PB, precisamente no Bairro do Castelo Branco, onde fundou e presidiu a equipe amadora do Esporte Clube Bahia, time que revelou excelentes jovens que foram aproveitados em vários clubes profissionais. Quando foi no dia 04 de março do ano de 2014, NELSON, que lutava contra a doença de Alzheimer, faleceu.
E como nos ensina Mateus, a árvore boa sempre produz bons frutos, o nosso homenageado foi o genitor do volante Nelson, que brilhou no Botafogo Futebol Clube na década de 70 e também no futebol cearense, onde ficou radicado; e do atleta amador Serjão, zagueiro de vários clubes de nossa capital e excelente profissional na área de contabilidade.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor NELSON PEREIRA DOS SANTOS, o popular zagueiro NELSON, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.
SERPA DI LORENZO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador