O Rio Grande do Norte vem se destacando com a qualidade do futebol de base e chamado a atenção de grandes clubes brasileiros, inclusive de equipes com vasta experiência no tratamento dos jovens atletas. Prova disso é que nas últimas semanas, os clubes do RN estão recebendo visitas de observadores técnicos de fora do estado interessados em conhecer as joias potiguares. A TV FNF, que tem intensificado as transmissões das competições de todas as categorias desde o ano passado, contribui para maior alcance e visibilidade dos jogadores do RN.
Na última terça-feira (25), o Estrela Potiguar recebeu a visita de observadores do Palmeiras-SP. Em sua metodologia, o clube paulista tem captado jovens jogadores a partir de 10 anos de idade para desenvolverem seus talentos nos centros de treinamento do Alviverde, localizado em São Paulo. No centro de treinamento do Estrela Potiguar, a equipe realizou avaliação das categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17.
Segundo Gabriel Cavalcanti, observador técnico do Palmeiras, o departamento de captações tem crescido significativamente nos últimos anos e hoje é possível visitar cada vez mais clubes e projetos de futebol pelo país. Ele conta que o esporte profissional se reflete com o trabalho feito com a base, o que faz com que os investimentos na busca e desenvolvimento de futuros profissionais aconteça mesmo em locais mais distantes.
"Tem surgido mais clubes e isso é positivo. E com a transmissão pela Internet, já vemos onde podemos buscar esses talentos. Acompanhei muitos jogos pelas transmissões da TV FNF. Com certeza não só eu, mas também o pessoal da análise de mercado que acompanha bastante", comentou o observador técnico.
Nos próximos dias, a equipe técnica do Palmeiras também tem visitas marcadas a outros clubes potiguares, como ABC, Monamy, Monte Líbano, América e Santa Cruz de Natal durante a passagem pelo RN.
Recentemente, o Estrela Potiguar, clube sediado em Macaíba, recebeu os representantes do Atlético-MG e Barra-SC para um período de avaliações e observações. A visita resultou em três atletas potiguares sendo convidados para um período de testes nas respectivas agremiações. Um representante do RB Bragantino esteve presente em jogos do Campeonato Potiguar Sub-17 no Estádio Juvenal Lamartine no último fim de semana.
"O que impulsionou essa busca de atletas no Rio Grande do Norte foram os jogos transmitidos pela TV FNF. Muitos jogadores saíram do estado para estar em outros clubes. Está havendo essa procura por jogadores do RN, o RN é um celeiro de jogadores e com essas transmissões da TV FNF aumentou muito mais a busca por atletas", elogiou Ariel Santos, diretor de futebol do Estrela Potiguar.
A TV FNF transmitiu os 57 jogos do Campeonato Potiguar Sub-15 nesta temporada, e no momento transmite todos os jogos da categoria Sub-17.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador