Na próxima sexta-feira, dia 05 de julho do corrente ano, a partir das 19 horas, na prazerosa churrascaria Bastos Picanha Tambau, será realizado o 4° Encontro dos Desportistas Paraibanos, evento que reunirá diversos desportistas e amantes do nosso rico e histórico futebol de campo e de salão.
Ex-jogadores, dirigentes, cronistas, árbitros, escritores e torcedores estarão recordando a época de um futebol vistoso, bonito, bem disputado onde não se ganhava dinheiro e nem se possuÃa a tecnologia nem a logÃstica de hoje. Prevalecia a técnica, o amor e a abnegação de seus dirigentes.
As chuteiras eram consertadas em sapateiros. Os padrões eram estendidos e secados nos varais dos quintais. A bola, comprada em Inácio Vinagre, semanalmente recebia sebo de carneiro em seus gomos. A moda era o cabelo grande, tipo black power. A pomada iodex fazia milagre juntamente com as compressas de água quente e gelo. Não havia nutricionista, psicólogo, auxiliar técnico nem analista de desempenho. Brincos, tatuagem, tirar a camisa na hora do gol, estirar a lÃngua, dançar e etc não era nem imaginado.
Muitos fumavam, tomavam meiotas de cana, frequentavam as “lojas noturnas” da Maciel Pinheiro e da Rua da Areia e eram vistos na saudosa Festa das Neves. Porém, dentro das quatro linhas eles sabiam e faziam a alegria do torcedor paraibano. Nas apertadas cabines de imprensa, estavam Ivan Bezerra, Eudes Moacir Toscano, Geraldo Cavalcante, Marcus Aurélio, Marden Góes, Ivan Tomaz, Hermes Taurino, Marcondes Brito e tantos outros competentes e saudosos cronistas esportivos. O abnegado Genival Leal de Menezes, desportista nato e pai de vários excelentes atletas, comandava com muita propriedade o nosso futebol, então disputado nos aconchegantes estádios Leonardo da Silveira, José Américo, Presidente Vargas, PlÃnio Lemos, José Cavalcante e SÃlvio Porto.
Vamos aproveitar o evento para homenagear Chico Matemático, maior goleador do Botafogo Futebol Clube, Aldanir Souto, o primeiro atleta de futebol de salão paraibano a ter destaque nacional; José Romildo Sousa, escritor e autor do livro a História do Futebol de Patos e Gilson Souto Maior, renomado cronista esportivo com passagem em vários e importantes meios de comunicação.
Jorge Blau Silva, conceituado cronista esportivo paraibano, como nos anos anteriores, será o locutor oficial do evento. Com relação ao jantar, não precisamos aqui destacar a qualidade do rodizio da tradicional churrascaria Bastos Picanha Tambaú. O que vocês estão esperando? Venham desfrutar de uma inesquecÃvel noite proporcionada pela Associação Desportiva e Cultural Causos e Lendas.
SERPA DI LORENZO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador