Ele nasceu na belíssima cidade de Campina Grande PB, precisamente no dia 09 de julho do ano de 1969, foi por seus pais registrado com o nome de JAVAN XAVIER DA CUNHA, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o popular lateral esquerdo “JAVAN”.
Tudo começou no ano de 1986, jogando na base do tradicional Campinense Clube. Quando foi no ano de 1989, foi profissionalizado e passou a integrar o departamento profissional do rubro-negro da Serra da Borborema. JAVAN era aquele lateral esquerdo muito aplicado, que sabia defender e quando necessário apoiava o meio de campo e o ataque com bastante naturalidade e competência.
Depois do seu surgimento no time da raposa, JAVAN iniciou, como muitos jovens, uma vida de cigano da bola, jogando em vários clubes brasileiros. Vestiu a camisa do Treze Futebol Clube, também da cidade de Campina Grande. Jogou no Clube Sportivo Capelense, da cidade de Capela – AL. Honrou a camisa do Vila Branca Sport Club, da cidade de Solânea – PB. Defendeu as cores da Socremo - Sociedade Cultural e Recreativa de Monteiro – PB. Também defendeu as cores azul e branco do Guarabira Esporte Clube, de Guarabira - PB. O Ipanema Atlético Clube, da cidade de Ipanema – AL. O Atalaia Esporte Clube, da cidade de Bananeiras PB e no Rio Branco Football Club, da cidade de Rio Branco estado do Acre. Quando ele já estava próximo de encerrar a carreira, os treinadores começaram a aproveitar o seu versátil futebol no meio de campo, função nova que desempenhou com bastante eficiência e profissionalismo.
Em todas essas equipes em que jogou, JAVAN demonstrou ser um atleta participativo que sempre jogou para a equipe. Seus passes e lançamentos precisos sempre foram uma marca do seu futebol. Quando esteve defendendo a equipe alvirrubra do Rio Branco Football Club, no ano de 2002, teve o prazer de colocar as faixas de campeão estadual nos peitos. Foi naquele estado amazônico com fronteiras com o Peru que o nosso homenageado, em 2002, resolveu pendurar as suas disputadas chuteiras. JAVAN nunca esqueceu as palavras de estímulos e as orientações profissionais dos seus treinadores, em especial elogiou muito os técnicos Deca e Zé Lima, que na época do Campinense Clube sempre que possível conversavam com ele.
Hoje, aposentado do futebol, JAVAN possui uma Van Escolar que leva as crianças para a escola e nos finais de semana bate uma bolinha no máster da Associação Cultural e Desportiva Causos e Lendas do Nosso Futebol. Ele também estará presente ao 4º Encontro dos Desportistas Paraibanos, evento que ocorrerá no dia 05 de julho em nossa capital.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor JAVAN XAVIER DA CUNHA, o popular JAVAN, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.
SERPA DI LORENZO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador