O nosso homenageado da semana, nasceu na então pacata cidade de João Pessoa-PB, precisamente no dia 03 de janeiro do ano de 1934, foi por seus pais registrado como JARBAS HERMANO BARBOSA GOMES, mas para o mundo do esporte e do jornalismo ele ficou conhecido como o competente “BARBOSA GOMES”.
BARBOSA GOMES foi atleta de futebol de campo e de voleibol, sendo destaque no segundo esporte ao aproveitar a sua estatura física que o fazia um exímio cortador. Trabalhando como conferente no Porto da cidade de Cabedelo, em suas folgas jogava voleibol em uma antiga quadra ali existente, onde surgiu, na década de 50, a sua boa amizade com o então também atleta e jovem Eudes Moacir Toscano.
BARBOSA GOMES foi peça fundamental e de muita importância na fundação do Santos Futebol Clube de Tereré, agremiação que surgiu no ano de 1949 no bairro de Tambiá, em uma praça situada em frente da atual sede da Federação Paraibana de Futebol - FPF. A sua contribuição ao nosso esporte foi enorme, quando trabalhou em vários e importantes meios de comunicação da época, como exemplo podemos citar a Rádio Arapuan, Rádio Tabajara, Jornal O Norte e também como redator e editor de Editora da UFPB.
Com enorme facilidade em se expressar, ele foi um jornalista nato que teve a oportunidade de ser contemporâneo de pessoas como Gonzaga Rodrigues, João Manoel de Carvalho, José Otávio, Otinaldo Lourenço, Martins Neto, Eudes Toscano, Ivan Bezerra, Marcus Aurélio, Bernardo Filho, Hardman Norat, Abimael Moraes e tantos outros profissionais que dignificam o jornalismo em nossa terra.
Quando foi no mês de junho de 1954, na companhia de Giácomo Zaccara, Otinaldo Lourenço, João Carlos Franca, Elias Bernardes e Hudson Azevedo, BARBOSA GOMES participou da fundação da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado da Paraíba – ACEP, um marco histórico para o nosso futebol. Ele era torcedor fanático do Clube de Regatas Flamengo, chegando a participar da fundação de uma torcida rubro-negra em João Pessoa, e na Paraíba torcia e tinha muito amor ao Santos Futebol Clube.
BARBOSA GOMES presenciou a construção, reforma e desativação de vários estádios de futebol em nosso estado. Viu atletas como Índio, Delgado, Marcos do Boi, Araponga, Chicletes, Nininho e tantos outros craques no auge e posteriormente com as suas famosas chuteiras penduradas. Esteve lado a lado com o maior atleta de futebol do universo, o insuperável Pelé, quando em 1969 o Santos Futebol Clube veio enfaixar o Botafogo Futebol Clube PB e ele cobriu todo aquele histórico evento realizado no saudoso estádio Olímpico José Américo de Almeida, o popular campo do Boi Só.
No dia 06 de março do ano de 1999, BARBOSA GOMES faleceu, vítima de leucemia, deixando enorme legado para as novas gerações. E como toda boa árvore produz bons frutos, o nosso homenageado deixou dois excelentes filhos, Eudes e Klécius, sendo o segundo um respeitado ex-presidente do Auto Esporte Clube.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o Sr. JARBAS HERMANO BARBOSA, o popular jornalista “BARBOSA GOMES”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.
Serpa Di Lorenzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador