Ele nasceu na eterna verde capital paraibana precisamente no dia 19/07/1970, foi por seus pais registrado e batizado como ANDREONNI FABRIZIUS FARIAS DO REGO, mas para o mundo da bola pesada ele ficou conhecido como o seguro e competente goleiro “ANDREONNI”.
Tudo começou no ano de 1982, jogando futebol de campo no saudoso colégio arquidiocesano Pio XII, mas logo a sua carreira seria direcionada para as quadras de futsal no ano de 1983, quando estudava no Instituto Presidente Epitácio Pessoa – IPEP. A sua firmeza e segurança logo o levou a jogar nas melhores e destacadas equipes do nosso estado, como o Esporte Clube Cabo Branco, Irineu Joffily, Aliança, Caiena, Assufep, Jaguar, Guarani, Cervicar e AABB.
Na Paraíba o nosso homenageado conquistou vários e importantes títulos, aqui podemos citar dos jogos escolares com a camisa do IPEP e do colégio 2001, e paraibano juniores com a camisa do Santos Tereré Futebol Clube, na modalidade de futebol de campo. Nas quadras e ginásios, ele foi campeão infantil, juvenil e adulto, por várias e seguidas vezes com as então respeitadas camisas do ECCB, Aliança, Caiena, Assufep, Jaguar\Areia e Guarani do Roger. Conquistou o título brasileiro dos jogos nacionais do SESC em 2015\16. Teve o privilégio de defender e honrar as cores preto e vermelha da nossa seleção estadual nas categorias infantil, juvenil e adulto.
ANDREONNI também defendeu as cores do ABC Futebol Clube e da Associação Atlética Banco do Brasil, fortes equipes do futsal no vizinho estado do Rio Grande do Norte, clubes que lhe proporcionaram os títulos de campeão estadual e da região nordeste, sendo este último disputado na cidade baiana de Feira de Santana - BA.
Como era de praxe na época, ANDREONNI também disputou os jogos dos comerciários, bancários e de areia de praia. Em 2006 atuando como goleiro da equipe da Cervicar ele encerrou a sua vitoriosa carreira.
E para coroar ainda mais a sua brilhante carreira, ANDREONNI também disputou a modalidade de futsal para deficientes visuais, onde passou a integrar a seleção brasileira da categoria e conquistar títulos estaduais, nacionais, sul americano, panamericano e bicampeão Paralímpico em Athenas, em 2004, e Pequim, em 2008. Para orgulho do nosso país, ele foi escolhido o melhor goleiro do mundo no mundial de 1998. Também conquistou vários títulos como treinador de futsal para deficientes visuais.
Hoje, do alto de sua experiência, ANDREONNI recorda com saudade da época de atleta e repassa os seus conhecimentos como treinador de futsal, com bastante objetividade e profissionalismo; pois é um ser humano respeitado e admirado por todos.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o Sr. ANDREONNI FABRIZIUS FARIAS DO REGO, o popular goleiro ANDREONNI, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futsal brasileiro.
SERPA DI LORENZO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador