É um livro com uma linguagem fácil e moderna falando do esporte inventado na Inglaterra e considerado o mais popular da terra, porém adotado, aperfeiçoado e amado no Brasil. Aqui, neste país continental, pratica - se futebol diariamente nos três expedientes. O seu autor, de forma clara e às vezes engraçada nos mostra as nuances de uma partida de futebol, antes, durante e depois inclusive com opiniões táticas bem atuais, como por exemplos “O camisa 9 não mora na grande área”; “O meu lateral não sobe” e outras deficiências que atormentam o torcedor apaixonado. O livro também aborda aquele linguajar raiz, típico dos campos de pelada dos bairros de outrora e de quem conhece as quatro linhas, quando fala em “O chute bateu no pé da trave”, “O goleiro engoliu um frango”, “A bola foi lá onde a coruja dorme”, “Quem não faz leva”, “O jogador que come a bola” e outras expressões que surgiram do conhecimento empírico e que por décadas são repetidas pelos amantes e praticantes do futebol. Na realidade, o autor, que já tem familiaridade com a produção literária em outras searas como a poesia e a segurança do trabalho, neste trabalho sobre futebol não tem a pretensão de definir ou explicar o futebol, e sim de forma sutil e descontraída nos brindar com passagens que todos nós que gostamos e torcemos por um clube já vivenciamos ou iremos vivenciar.
Futeboleando é mais uma contribuição da literatura ao nosso futebol, com uma roupagem poética e melódica que sem sombra de dúvidas irá agradar ao leitor, cumprindo com a sua missão em nossas estantes e acervos digitais. Gostaria de encerrar este pequeno comentário que escrevi para o posfácio do livro em comento, que muito me honra, destacando uma passagem, onde o autor, com excelente humor aborda a má fase de um time, dizendo que o mesmo é um verdadeiro “Pega na Rua”:
“Dizem ainda as más línguas
Que um determinado time
Estava numa fase tão ruim
Que começou a fazer uma promoção em seus jogos:
Quem fosse para o campo
Com a camisa do time
Pagaria apenas meia entrada
Quem fosse com a camisa e calção,
Entraria de graça
E quem fosse com a camisa, calção e levasse chuteira,
Jogaria no time,
Eita, que fase!”
O livro FUTEBOLEANDO, da lavra do escritor EDVALDO NUNES, já foi apresentado aos leitores de Campina Grande com bastante sucesso e será lançado na cidade de João Pessoa, no dia 11 de janeiro, quinta-feira, às 19 horas, no Café da Usina Cultural Energisa.
Serpa Di Lorenzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador