Dupla da Romênia comemora a conquista da Copa do Mundo de Padbol (Foto: Divulgação/Padbol Brasil) |
Se você passar por uma quadra de padel e vir pessoas jogando com uma bola de futebol e usando as regras do tênis, não ache que é uma brincadeira improvisada. Longe disso. Esse esporte é chamado de padbol, conta com federação internacional e teve até uma Copa do Mundo realizada no Brasil neste ano.
De 9 a 12 de novembro, no Clube dos Ingleses, em Santos, os 18 países participantes (veja a lista mais abaixo) brigaram pelo título da quarta edição do Mundial, que ficou com a Romênia. Outras edições da Copa do Mundo foram realizadas em 2013 (na Argentina), 2014 (na Espanha) e 2016 (no Uruguai).
– É um esporte muito dinâmico, inclusivo e democrático. O nível está muito alto, o padbol está em mais de 36 países hoje – contou Gabriel Sacilotto, um dos representantes do padbol no Brasil.
Consolidado entre os seus praticantes, o padbol foi criado em La Plata, na Argentina, em 2008, e de lá para cá tem crescido a ponto de ter atravessado o Oceano Atlântico e conquistado o ex-jogador sueco Zlatan Ibrahimovic, dono de complexos de padel e padbol na Suécia e na Itália.
Em suas redes sociais, Ibra, com passagens por gigantes do futebol, como Milan, Barcelona, Juventus, Inter de Milão, Paris Saint-Germain e Manchester United, costuma divulgar o esporte e as quadras que possui como negócio. Recentemente, ele postou um vídeo jogando com o francês Pogba, da Juventus.
Os complexos de padbol de Ibrahimovic estão espalhados por seis cidades da Suécia, além da recente unidade de padel inaugurada em Milão, na Itália. Esse tem sido um dos investimentos do craque pós-carreira no futebol. Em junho deste ano, aos 41 anos, ele anunciou a aposentadoria.
O jogo e as regras
A quadra de padbol tem dez metros de comprimento e seis metros de largura. A rede baixa, como a do tênis, separa os lados. Há vidros em volta que são utilizados durante as partidas.
No padbol, a bola é menor do que uma de futebol de campo e maior do que uma de futebol de salão, tem um látex específico, pesa de 280g a 300g e é calibrada entre seis e oito libras.
Henrique Sacilotto, sócio de Gabriel, explica as regras. O sistema é muito parecido com o do tênis, mas é possível utilizar os vidros que cercam as quadras. Na Copa do Mundo de Padbol, cada dupla dos países tinha também jogadores reservas.
– O jogo é composto de três sets com seis games. O vencedor vai ser definido assim que dois sets forem concluídos. Em caso de empate, vamos para o terceiro set. Temos a regra do saque do tênis. Temos o vidro como terceiro jogador. O vidro pode ser usado no saque desde que a bola toque o solo antes, atinja o vidro e passe para o outro lado da quadra.
– Temos o mínimo de dois toques quando não utilizado o vidro. Temos a regra de três toques podendo pingar, ou três toques não podendo pingar. No saque, a bola tem que pingar antes do sacador e depois do receptor tocar nela – explicou Henrique.
Diversão para ex-jogadores de futebol
Entre os participantes da Copa do Mundo de Padbol no Brasil estavam ex-jogadores conhecidos, como o ex-lateral-esquerdo Michel Bastos, que disputou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, pela seleção brasileira, e o ex-volante francês Philippe Liard.
Com carreira na Europa (Lille, Lyon, Schalke 04 e Roma) e destaque no futebol brasileiro (Atlhetico, Grêmio, Figueirense, São Paulo, Palmeiras, Sport e América-MG), Michel Bastos é um dos ex-jogadores que têm apostado no padbol para o pós-carreira.
– Tecnicamente, ajuda (ser ex-jogador), mas como tem algumas formas de ataque, como o smash, a bicicleta, você tem de se adaptar a isso, com as regras, a utilização das paredes, um bom saque. Não é porque jogou futebol que vai chegar na quadra e jogar. É outro esporte, de adaptação. Se quem acha que jogou futebol vai chegar jogando, está totalmente enganado – comentou Michel Bastos.
– Não estou competindo, mas estou sofrendo da mesma forma. Acho que sofro mais um pouquinho. Por isso que a gente que jogou em alto nível quer sempre estar na quadra, ainda mais eu que hoje já parei. Quando estou fora, ajudando o pessoal, incentivando e dando alguns toques que precisamos ajudar, queria estar jogando – brincou Michel Bastos.
Veja a classificação final da Copa do Mundo de Padbol 2023:
1º Romênia🥇
2º Uruguai🥈
3º Portugal🥉
4º Espanha
5º Argentina
6º Brasil
7º Catar
8º Itália
9º Bolívia
10º Alemanha
11º França
12º Kuwait
13º Egito
14º Emirados Árabes Unidos
15º Equador
16º Áustria
17º Paraguai
18º Inglaterra
Por Bruno Giufrida
ge Santos, SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador