Rebeca Andrade conquista medalha de ouro no salto no Mundial de Ginástica Artística, na Antuérpia, Bélgica (07/10/2023) (Foto: Naomi Baker/Getty Images) |
A brasileira Rebeca Andrade conquistou neste sábado (7) a medalha de ouro na prova do salto no Campeonato Mundial de Ginástica Artística.
A última nota foi anunciada e o título mundial estava garantido. Rebeca Andrade tinha acabado de vencer Simone Biles pela primeira vez em uma final. As câmeras, acostumadas a buscar sempre a americana, agora estavam em cima dela.
“Eu fico com vergonha quando fica todo mundo em cima de mim, porque eu não sei muito o que fazer. Aí eu não curto muito, não”, disse Rebeca.
Mas, atualmente, é impossível ser de outra forma - principalmente em dia de final do salto, prova em que ela é a atual campeã olímpica. Mais uma vez, a disputa pelo ouro ficou entre Rebeca e Simone Biles.
Na fase de classificação deste mundial, a americana homologou um novo salto – que só ela consegue fazer e, agora, é considerado o mais difícil da ginástica artística.
Nesse salto chamado de "Biles Dois", Simone entra de costas na mesa e dá dois mortais para trás na posição carpada, movimento com pernas estendidas e tronco inclinado.
Neste sábado (7), a americana sabia que, para ter chance de vencer a Rebeca, tinha que arriscar esse salto. Mas ele é tão difícil que, a falha na aterrissagem, teve um impacto pequeno na pontuação.
O segundo salto não teve problemas, e Biles liderou toda a final até chegar a vez da Rebeca, nona e última competidora.
“Eu não curto muito ser a última, não. Mas eu estava tentando ficar bem concentrada mesmo para fazer minha parte", acrescentou Rebeca.
No primeiro salto, veio a nota mais alta de toda a final. E, no segundo, com uma acrobacia precisa, Rebeca ficou com o título.
O ouro deste sábado foi a terceira medalha da Rebeca na Bélgica. Nenhum outro atleta brasileiro ganhou tanto em uma mesma edição do Mundial de Ginástica Artística. E, domingo (8), esse recorde já pode ser quebrado novamente.
“Fazer a minha parte. O resultado é consequência. Assim como eu cheguei hoje. Foco total, cabeça boa, conseguindo controlar o meu corpo e vai dar tudo certo”, completou Rebeca.
No lugar mais alto do pódio, quando o mundo do esporte estava diante dela novamente, Rebeca, enfim, relaxou. Era hora do Hino Nacional Brasileiro.
Por Jornal Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador