Plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho; três coisas que toda pessoa deve fazer durante a vida, disse um dia o festejado poeta cubano JOSÉ MARTÍ. Pois bem, ultrapassei essa fase tendo duas filhas, Letícia e Bruna, publiquei dois livros, Devaneios e Causos & Lendas do Nosso Futebol e acompanhei o meu querido pai quando ele plantou inúmeras árvores na saudosa casa da Rua Sílvio Almeida, nº 411, Expedicionários, nesta belíssima e arborizada cidade chamada de capital das acácias.
Eis que agora eu terei um novo filho, não um filho biológico ou adotivo, mas um filho que vem sendo gerado há quase dez anos. Um filho que não será registrado como pessoa física e sim como pessoa jurídica, um filho que não possuirá CPF pois terá CNPJ. Um filho que vem sendo planejado e estudado em seus mínimos detalhes. Um filho que não nascerá nas modernas maternidades contemporâneas ou das mãos das saudosas e competentes parteiras de outrora.
Esse ente querido será multicolorido: verde, amarelo, azul e branco, as mesmas cores da bandeira que desde cedo aprendemos a amar e a respeitar. Na sua concepção histórica, cultural e desportiva essa criança será imortal.
O novo rebento, que também poderá ser chamado de filha, pois não tem sexo definido, não terá um casal de amigos como padrinhos, como é a praxe, pois ele é tão privilegiado que terá milhares de padrinhos espalhados por esse imenso e rico Brasil. E o seu batismo será múltiplo não só realizado por membros da igreja Católica Apostólica, mas na Batista, Pentecostal, Adventista, Universal, Reino de Deus, Assembleia de Deus, Luteranismo, Mórmons, Candomblé e outras mais. O que ele quer e incentivará sempre é a presença de um ser superior nos iluminando e que não haja preconceito de raça, cor, credo, religião e sexo entre os amantes do futebol.
Com todas essas peculiaridades, essa criança vem ao mundo com o nome jurídico de ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA CAUSOS & LENDAS DO NOSSO FUTEBOL e nascerá de direito amanhã, domingo, dia 01 de outubro 2023, no campo de futebol gentilmente cedido pela diretoria da Associação Desportiva dos Bancários – ADB. A partir das oito horas, a placenta será estourada com os padrinhos disputando uma concorrida pelada com vários convidados. Em seguida, será cortado o seu cordão umbilical com a leitura de seu registro de nascimento e a entrega por seu genitor das portarias e carteiras dos padrinhos que assumirão a função de diretores e representantes regionais. Venha você também, caro leitor e desportista, ser sócio e fazer parte da preservação da rica história do futebol paraibano. Tudo isso ocorrerá com bastante alegria e emoção, na presença de vários amigos, dirigentes, cronistas, árbitros e ex-jogadores de futebol da Paraíba e, claro, saboreando uma deliciosa feijoada com aguardente, refrigerante e frutas.
Seja muito bem-vindo, meu filho, uma enorme e amada família te espera!
SERPA DI LORENZO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador