Autor de gol histórico contra o Flamengo no Maracanã, ex-atacante do Botafogo-PB morre em Natal - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Autor de gol histórico contra o Flamengo no Maracanã, ex-atacante do Botafogo-PB morre em Natal

 
Foto: Reprodução / Jornal A União
O Botafogo-PB está de luto. Morreu neste domingo o ex-atacante Soares, um dos jogadores mais emblemáticos da história do clube. Ele fez parte do timaço de 1980, que ficou conhecido como “Matador de Tricampeões”, numa alusão às vitórias sobre Flamengo e Internacional no Campeonato Brasileiro. Soares morreu em Natal, aos 66 anos, depois de lutar contra um câncer.
Natural de Parnamirim, José Soares de Lima Filho tinha lugar cativo no coração dos botafoguenses justamente pela vitória mais lembrada na história do Belo. Foi no dia 6 de março de 1980, em pleno Maracanã. O Flamengo de e Zico, Júnior, Adílio e Andrade já ostentava o favoritismo ao título do Brasileirão. O Botafogo-PB, que já vinha de vitória fora de casa contra o Náutico, não tomou conhecimento do Rubro-Negro e venceu por 2 a 1. Soares fez o primeiro gol, enquanto Zé Eduardo completou o placar para os paraibanos.
Matador de Tricampeões
Durante muito tempo, esse foi o jogo mais comentado pelos torcedores do Botafogo-PB. Era como um título. Até porque o Flamengo confirmara  favoritismo e chegara à final do Brasileirão de 1980 apenas com essa derrota.
Uma façanha sem precedentes para o futebol paraibano, mas que não fora obra do acaso. Na semana seguinte, no dia 13 de março de 1980, o Botafogo-PB voltava a vencer um grande: o Internacional, também por 2 a 1, e novamente com gols de Zé Eduardo e Soares.
Como o Flamengo era tricampeão carioca e o Inter tricampeão gaúcho (e também do Brasileirão), logo o Belo recebeu a alcunha que até hoje é lembrada com orgulho pelos torcedores: Matador de Tricampeões.
O Botafogo-PB terminou na 20ª colocação no Brasileirão daquele ano, que contava com 44 clubes. Até hoje, a sua melhor colocação num campeonato da primeira divisão. Soares escrevia assim um dos mais importantes capítulos da história do Belo. Por isso, será lembrado para sempre como um dos maiores personagens do clube da estrela vermelha.
Além do Botafogo-PB, Soares só jogou no América-RN. No clube paraibano, ele chegou em 1979 e ficou até o final da temporada seguinte. O Belo homenageou o ex-atacante com uma postagem nas redes sociais.

Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui