Ele nasceu no distrito de Serra dos Pontes, pertencente ao município de Ingá, estado da Paraíba, no dia 13 de maio do ano de 1947, foi por seus pais registrado com o nome de ADILSON DIAS DE PONTES, mas para o mundo da bola ele ficou popularmente conhecido como o goleiro “MAGO ADILSON”. Quando a sua família foi transferida para a belíssima terra de Jackson do Pandeiro, ADILSON começou a dar os seus primeiros passos no esporte, quando passou a integrar a seleção do antigo colégio São José, hoje colégio Estadual de Alagoa Grande –PB.
Em 1962, ele veio morar na capital do estado e passou a jogar futebol de campo no saudoso Estrela do Mar Esporte Clube, equipe que frequentou do início do ano de 1964 até o ano de 1980. Com a camisa azul e branca da agremiação fundada pelo Frei Albino Kleine o MAGO ADILSON teve o privilégio de ser campeão paraibano da primeira divisão e campeão amador nos anos de 64 e 65 respectivamente. Era a geração composta por atletas como Lúcio Câmara, Chiclete, Unezipo, Ciro, Fernando, Marcos Macena, Carlos, Moura, Pilunga e tantos outros nomes de destaques do nosso esporte naquele período.
Como era comum na época, o MAGO ADILSON também jogou na posição de goleiro nas disputadas quadras e ginásios de futebol de salão da nossa capital, nas décadas de 1960 e 1970. Sua história com a bola pesada, teve início jogando pela seleção do Colégio Estadual do Liceu Paraibano, participando dos saudosos jogos estudantis e da primavera, quando foi campeão sob o comando do saudoso professor Velozinho. Quando ingressou na UFPB, de imediato passou a jogar nos jogos universitários e na forte seleção universitária da época, integrando a delegação paraibana nos jogos brasileiros de 70, 71, 72, 73 e 74.
Nos tradicionais clubes de futebol de salão da época, MAGO ADILSON vestiu a disputada camisa alvirrubra do Esporte Clube Cabo Branco, sediado no tradicional bairro do Miramar e a camisa azul celeste e branca do extinto Clube Astréa, sediado em Tambiá. Com a camisa rubro-negra da seleção paraibana, ele disputou vários jogos amistosos e quando a idade chegou, foi campeão veterano jogando na boa equipe da Indústria de Pré-Moldados Laje Alfa, que tinha atletas como Magela, Vicente Chianca, Joãozinho, Chico Matemático, Fernando, Nino e Helinho.
Fora dos gramados e das quadras, MAGO ADILSON nunca deixou de contribuir com o nosso esporte, pois ele foi vice-presidente da FPDA - Federação Paraibana de Desportos Acadêmicos, quando foi bastante dinâmico em uma época em que havia uma acirrada disputa entre os campis universitários de João Pessoa, Campina Grande e Areia. Foi presidente do Estrela do Mar Esporte Clube, nos anos de 1982 a 1984, dando a sua contribuição para aquela agremiação do Bairro de Jaguaribe e hoje, na presidência, realiza excelente trabalho no seu amado Clube de Engenharia.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o abnegado senhor ADILSON DIAS DE PONTES, o popular goleiro MAGO ADILSON, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante e rica história do futebol amador paraibano.
SERPA DI LORENZO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador