Gonçalo Ramos se tornou o segundo jogador da seleção de Portugal a marcar mais de dois gols na estreia como titular (FOTO: REUTERS/PAUL CHILDS) |
Sem Cristiano Ronaldo no primeiro tempo, a seleção portuguesa enfrentou a Suíça nas oitavas de final da Copa do Mundo, no estádio Lusail. Portugal conquistou uma vaga nas quartas de final após vencer o jogo por 6 a 1, com gols de Gonçalo Ramos, Pepe, Raphaël Guerreiro e Rafael Leão.
A partida foi a primeira desde o último duelo da fase de grupos no Mundial de 2006, contra o México, em que CR7 começou um jogo por Portugal no banco de reservas. Para substituir o craque português, o técnico Fernando Santos escolheu o jovem de 21 anos Gonçalo Ramos, que foi o responsável por inaugurar o placar do confronto e encaminhar a classificação lusitana.
Ramos estreou como titular com uma atuação de craque e participou de 4 dos 6 gols da seleção portuguesa. Ele foi o primeiro a marcar um hat-trick no Mundial do Catar. Já os suíços se despedem da competição após vencerem apenas duas partidas na fase de grupos, contra Camarões e Sérvia.
O jogo
O jogo começou equilibrado, com as duas equipes chegando próximo às áreas adversárias. A seleção de Portugal mostrou um domínio maior da partida, com mais precisão nos passes e posse de bola. Em menos de 10 minutos de jogo, os portugueses já haviam chutado ao gol, mas as finalizações não foram bem-sucedidas.
Os suíços, por outro lado, encontravam dificuldades para atravessar a barreira adversária e chutaram apenas uma vez ao gol de Diogo Costa.
Aos 17 minutos do primeiro tempo, João Félix encontrou Gonçalo Ramos no lado esquerdo da área. Apesar da falta de ângulo, o atacante encheu o pé esquerdo e chutou a bola no alto do gol de Sommer, inaugurando o placar para Portugal.
Com o gol, Ramos se tornou o segundo jogador mais jovem de Portugal a marcar um gol pela seleção. Ele está atrás apenas de Cristiano Ronaldo, que ficou no banco justamente para o estreante ser o titular.
Em um lance de escanteio aos 33 minutos da primeira etapa, Bruno Fernandes fez a cobrança para o meio da área de Sommer, onde Pepe — um dos maiores veteranos da equipe — subiu alto e cabeceou a bola para o fundo da rede suíça. 2 a 0 para Portugal.
Na volta do intervalo, a seleção portuguesa continuou a dominar a partida, e os jogadores seguiam brilhando nas posições. Aos 6 minutos da segunda etapa, Dalot, do lado direito do campo, cruzou a bola para a área suíça, que encontrou os pés de Gonçalo Ramos. Mais uma vez, o atacante chutou para o gol e ampliou a vantagem de Portugal.
Pouco menos de cinco minutos depois, aos 10 minutos do segundo tempo, foi hora de Gonçalo Ramos servir. O atacante encontrou Raphaël Guerreiro livre na esquerda e fez o passe. O lateral bateu com força e não deu chances a Sommer para fazer a defesa. Mais um gol para os portugueses.
Akanji, aos 13 minutos, diminuiu a vantagem lusitana. Em cobrança de escanteio, o suíço encontrou espaço para cabecear e balançou a rede pela primeira vez pela Suíça no jogo.
Enquanto a partida corria, a torcida de Portugal começou a pedir a entrada do craque da seleção, Cristiano Ronaldo. No entanto, CR7 continuou no banco. Dentro do campo, o susbstituto de CR7 queria mais. Aos 22 minutos do segundo tempo, João Félix recebeu pela esquerda e fez o passe para Gonçalo Ramos, que de cavadinha marcou o quinto gol português. Em seu terceiro gol na estreia, o jogador fez o primeiro hat-trick da Copa do Mundo.
Na metade da segunda etapa, o treinador Fernando Santos resolveu mexer na equipe e colocou Cristiano Ronaldo em campo. O capitão não marcou gols, mas, nos acréscimos do segundo tempo, Rafael Leão chutou com força do canto esquerdo do campo e estufou a rede de Sommer pela sexta vez.
A partida se tornou a maior goleada em oitavas de final e terminou em 6 a 1 para Portugal.
Próximo jogo
Classificada para as quartas de final, a seleção de Portugal enfrenta o Marrocos no sábado (10), às 12h (de Brasília). A partida acontece no estádio Al Thumama, e o vencedor avança na Copa do Mundo, chegando à semifinal.
FICHA TÉCNICA
Portugal 6 x 1 Suíça
Local: estádio Lusail, Al Daayen, Catar
Data e hora: terça-feira (6), às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: César Arturo Ramos Palazuelos (MEX)
Assistentes: Alberto Morín Méndez (MEX) e Miguel Ángel Hernández Paredes (MEX)
VAR: Istvan Kovacs (ROM)
Gols: Gonçalo Ramos, 17' 1ºT/ Pepe, 33' 1ºT/ Gonçalo Ramos, 6' 2ºT/ Raphaël Guerreiro, 10' 2ºT/ Akanji, 13' 2ºT/ Gonçalo Ramos, 22' 2ºT/ Rafael Leão, 47' 2ºT
PORTUGAL: Diogo Costa, Diogo Dalot, Pepe, Rúben Dias, Raphaël Guerreiro, Otávio (Vitinha), William Carvalho, Bernardo Silva (Neves), Bruno Fernandes (Rafael Leão), Gonçalo Ramos (Horta), João Félix (Cristiano Ronaldo). Técnico: Fernando Santos.
SUÍÇA: Yann Sommer, Edimilson Fernandes, Fabian Schär (Cömert), Manuel Akanji, Ricardo Rodríguez, Remo Freuler (Zakaria), Granit Xhaka, Xherdan Shaqiri, Djibril Sow (Seferović), Ruben Vargas (Okafor), Breel Embolo (Jashari). Técnico: Murat Yakın.
Do R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador