Pelé segura uma camisa 10 do Santos (Foto: Laura Fonseca) |
É um fato do futebol que a camisa 10 passou a ter o prestígio que tem até hoje em qualquer time de futebol, em qualquer patamar de competição da modalidade, quando Pelé escreveu a sua história dentro das quatro linhas com esse número às costas. Na Paraíba, o prestígio era tal, que, em respeito ao Rei, um dos clubes que disputou o Campeonato Paraibano de 2015, o Lucena, simplesmente nunca usou a camisa. Desde a sua fundação. Era uma homenagem ao maior 10 da história. Mais uma das diversas reverências que o maior jogador de futebol de todos recebeu em vida e, agora, após a sua morte, que aconteceu nesta quinta-feira, também recebe.
Um dos maiores ídolos do ex-presidente do Lucena, Domício Leite, Pelé recebeu uma deferência que agora a família do Rei quer que o Santos faça, aposentando a camisa 10 do Peixe. No Paraibano de 2015, o Lucena não usou a camisa. Se não tem Pelé, não tem camisa 10 em campo. Era assim.
— O maior fã que Pelé já teve foi o meu pai. Quando estava vivo, sempre dizia: "Quando for discutir futebol, não coloque Pelé no meio. Pelé é separado dos outros". Ou seja, não se pode querer discutir Pelé com Maradona, ou Pelé com Garrincha. Isso não existe. Pelé é Pelé. Não só o rei do futebol, como o atleta do século — afirmou Domício.
O dirigente paraibano se diz orgulhoso com o fato de sua equipe nunca ter usado a camisa 10 em seus jogos em toda a sua história, mas lamenta que a ideia não tenha sido absolvida por outros clubes.
— Não era para nenhum time do mundo usar a camisa 10, principalmente Santos e Cosmos, porque essa é a camisa do rei do futebol. No meu time, nunca se usa a camisa 10. Nunca usei. No material esportivo do clube, sequer existe a camisa. E, enquanto o Lucena existir, vai ser desse jeito — garantiu Domício.
O clube não usou a camisa 10 de 2008, quando foi fundado, até 2017, quando se transformou em outra agremiação. Depois o clube virou o São Paulo Crystal, mudou de cidade, e a coisa toda mudou. Atualmente, o São Paulo Crystal joga também a 1ª divisão do Paraibano, mas usa a camisa 10.
Por Pedro Alves e Juliana Bandeira
ge João Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador