PEDRA NO SAPATO: relembre 10 vezes que o Ituano derrubou gigantes do futebol brasileiro - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 5 de novembro de 2022

PEDRA NO SAPATO: relembre 10 vezes que o Ituano derrubou gigantes do futebol brasileiro

Momento que o Ituano é campeão paulista de 2014 contra o Santos, no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)
Na terra dos exageros, não é só a cidade de Itu que tem mania de grandeza. Em sua história, o Ituano também coleciona diversos momentos memoráveis, em que o time do interior paulista derrubou gigantes do futebol brasileiro.
No próximo domingo, às 18h30, o Galo de Itu tenta colocar mais um destes momentos em sua galeria. Se vencer o Vasco, no estádio Novelli Júnior, conquistará um acesso inédito para a Série A do Campeonato Brasileiro, naquele que pode ser considerado o maior feito da história do clube de 75 anos.
Mas certamente não seria a primeira vez que isso aconteceria. Mesmo nesta Série B, o Rubro-Negro ainda não sabe o que é perder nos jogos contra os três campeões de Libertadores da competição. Foram quatro empates contra Grêmio, Cruzeiro (2x) e Vasco, além de uma vitória diante do Grêmio.
Para comprovar que o Ituano é uma pedra no sapato dos gigantes, o ge listou dez vezes que o Galo de Itu superou alguns dos maiores clubes do país, nos últimos 20 anos. Veja abaixo.
Ituano 2x0 Corinthians (2002)
Com gols de Vinícius Bergantin (que depois foi técnico do Galo) e Fernando Gaúcho, o Ituano venceu o Corinthians por 2 a 0 no jogo de ida da semifinal do Supercampeonato Paulista de 2002. Entre alguns dos nomes conhecidos daquele time, estavam o lateral Lúcio e o volante Pierre, que defenderam o Palmeiras depois, além de Richarlyson (que brilhou no São Paulo) e Basílio (que teve passagem vitoriosa pelo Santos).
Com os grandes disputando o Rio-SP, o Galo de Itu conquistou o Paulistão, que tinha apenas os times do interior. Após a conquista, participou desse pequeno torneio com os três grandes da capital.
Na outra semifinal, o São Paulo derrotou o Palmeiras e se classificou para a final. O Ituano perdeu de 3 a 2 para o Timão no jogo de volta e garantiu a vaga na final. Na decisão, título do Tricolor após empate em Itu e vitória no Morumbi.
Atlético-MG 1x2 Ituano (2006)
Em um jogo de festa para o Atlético-MG, com a apresentação do novo uniforme, o Ituano derrotou o Galo mineiro em pleno Mineirão, pela Série B. Marinho abriu o placar para os donos da casa, mas o Galo de Itu virou o jogo com gols de Reginaldo e Paulo Santos.
Corinthians 1x2 Ituano (2007)
Aos 37 anos de idade, o atacante Sorato, conhecido por marcar o gol do título brasileiro do Vasco de 1989, fez os dois gols da vitória do Ituano contra o Corinthians, no Pacaembu. Já no final da partida, Christian descontou para o Timão, que era comandado por Émerson Leão. Este jogo pelo Campeonato Paulista foi a última vez que a equipe do interior derrotou o Alvinegro do Parque São Jorge.
2007, aliás, foi um ano muito ruim para ambas as equipes. Lanterna da Série B, o Ituano foi rebaixado e só voltou a disputar a segunda divisão nacional em 2022. Já o Corinthians foi rebaixado no Brasileirão pela primeira e única vez em sua história.
Ituano 2x1 Palmeiras (2013)
Só a vitória servia para o Ituano não ser rebaixado para a Série A2 do Campeonato Paulista. Na última rodada, o Galo de Itu derrotou o Palmeiras por 2 a 1, de maneira dramática. A equipe abriu o placar com Fernando Gabriel, mas o Verdão empatou com Tiago Real. A vitória só veio aos 47 minutos do segundo tempo, com um gol de Marcão, atacante revelado pelo Rubro-negro.
Aquele resultado significou a sobrevivência do Ituano no Paulistão que, curiosamente, o time viria a conquistar no ano seguinte.
São Paulo 0x1 Ituano (2014)
Em uma tarde com um dilúvio, o Ituano venceu o São Paulo pela primeira vez no Morumbi. A vitória por 1 a 0, com gol de Esquerdinha, significou a classificação antecipada às quartas de final do Paulistão, que seria conquistado pelo clube.
Uma curiosidade é que ambas as torcidas celebraram o resultado que eliminou o Corinthians, que estava no mesmo grupo do Galo de Itu. Torcedores do Tricolor cantavam incentivando o time a entregar o jogo para prejudicar o rival.
Palmeiras 0x1 Ituano (2014)
Após derrotar o Botafogo-SP nos pênaltis, o Ituano foi ao Pacaembu para enfrentar o Palmeiras em jogo único da semifinal do Paulistão. O gol da vitória e da classificação, marcado por Marcelinho, saiu aos 39 minutos do segundo tempo.
Santos 1x0 Ituano (2014)
A vitória do Santos foi, sem dúvidas, a derrota mais saborosa da história do Ituano. Após vencer o jogo de ida da final do Paulistão por 1 a 0, com gol de Cristian, o Galo de Itu perdeu pelo mesmo placar no confronto de volta, também disputado no Pacaembu, com gol de Cícero. Com isso, a decisão foi para os pênaltis, terminando com a vitória da equipe do interior por 7 a 6, após intermináveis 16 cobranças.
Foi o segundo título paulista do Ituano, feito que conferiu ao time algo inédito até hoje: nenhum time do interior conquistou o estado duas vezes. Aliás, esta foi a última vez que um pequeno desafiou a soberania dos quatro grandes paulistas e foi campeão.
Naquela decisão de pênaltis, Rildo e Neto (sobrevivente do acidente da Chape) desperdiçaram suas cobranças pelo Santos. Gabigol, que era reserva de Leandro Damião, foi um dos seis santistas que converteram suas cobranças.
O Ituano, comandado por Doriva, também tinha como titular o lateral-esquerdo Denner, uma das vítimas do acidente áereo da Chapecoense em 2016. Este também foi o último jogo narrado por Luciano do Valle, que morreu na semana seguinte.
Ituano 2x1 São Paulo (2018)
A vitória por 2 a 1 contra o São Paulo ganhou contornos épicos principalmente por conta do desfecho da partida pelo Paulistão de 2018. Com gols de Ronaldo e Alison, o Ituano vencia por 2 a 1 até os 48 minutos do segundo tempo, quando o árbitro marcou pênalti para o Tricolor.
O peruano Cueva, que havia feito o gol dos visitantes, cobrou, mas parou nas mãos do goleiro Vágner, o mesmo que defendeu a cobrança de Neto, que deu o título paulista ao Galo de Itu, quatro anos antes.
Ituano 5x1 Santos (2019)
Comandado pelo argentino Jorge Sampaoli, o Santos vinha arrasador com 100% de aproveitamento no Paulistão de 2019. A sequência não só foi interrompida, como foi arrasada. Comandado por Gabriel Martinelli, na época com 17 anos, o Ituano goleou o Peixe por 5 a 1, em uma atuação impecável do time da casa.
Grêmio 0x1 Ituano (2022)
O décimo, e último, grande momento do Ituano contra gigantes foi nesta edição da Série B. Diante do Grêmio, o Galo de Itu ganhou por 1 a 0 com um gol do zagueiro Lucas Dias, aos 42 minutos do segundo tempo, em plena Arena do Grêmio. A partida foi válida pela 26ª rodada da competição.
Curiosamente, esta foi a segunda vez que o Ituano jogou contra o Tricolor em Porto Alegre e a segunda que venceu. A primeira, que não entrou na lista da reportagem, foi um 2 a 0 para o Galo, na Série B de 2005, no estádio Beira Rio (sim, no Beira Rio), com portões fechados, por conta de uma punição ao time gaúcho.

Por Arcílio Neto 
GE Itu, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui