Foto: Divulgação |
Ele nasceu na então pacata e arborizada cidade de João Pessoa PB, precisamente no dia 12 de julho do ano de 1967, foi por seus pais registrado como SÍLVIO VALÉRIO DOS SANTOS PAIVA, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o meia atacante “VALÉRIO”.
Como muitos adolescentes de nossa capital, VALÉRIO teve a oportunidade de ingressar nas categorias de base do Santos Futebol Clube do saudoso Tereré, precisamente no ano de 1984, na então categoria juvenil. Foi no alvinegro do Ernesto Geisel onde ele iniciou o seu potencial dentro das quatro linhas, jogando sempre ofensivamente e servindo aos seus companheiros. Quando foi no ano de 1987, ele foi transferido para o juniores do Botafogo Futebol Clube, equipe que se encarregou de completar a sua formação de atleta.
Ao se destacar na base do Belo, VALÉRIO foi convidado para treinar junto ao elenco profissional do clube no ano de 1988, onde chegou a participar de vários jogos. O técnico que o indicou para o departamento profissional do Botafogo Futebol Clube foi o saudoso ex-jogador e treinador Berto.
Na realidade, o nosso homenageado nunca pode ter uma dedicação exclusiva ao futebol, pois sempre precisou exercer uma atividade financeira para a sua respectiva manutenção, fazendo com que a sua história com a bola fosse muito curta e passageira, pois naquela época os nossos clubes não tinham a estrutura de hoje e a remuneração não supria as necessidades básicas do atleta.
Mesmo assim, trabalhando de manhã e treinando quando possível no expediente da tarde, nos anos de 92 e 93 ele vestiu e honrou a camisa do Botafogo Futebol Clube, jogando de meia e de ponta direita. Daquela época ele lembra com saudade de um gol que marcou de bicicleta, em fevereiro de 1993, no estádio Almeidão, em desfavor do Auto Esporte Clube, sendo essa jogada escolhida como o gol do Fantástico, programa campeão de audiência apresentado pela Rede Globo de televisão. Outra boa lembrança que ele tem, foi a conquista do Torneio Início, em 1992, realizado pela Federação Paraibana de Futebol na próspera cidade sertaneja de Patos-PB.
Ele também lembra com saudade das jogadas que realizava ao lado de atletas como Nau, Doda, Valter Sanharó e tantos outros que normalmente terminavam em gols pelos pés do centroavante e artilheiro Agnaldo. Ele também recorda dos ensinamentos dos treinadores Roberto Oliveira, Zé Lima, Mauro Fernandes, Ozires Paiva, Miltinho Simões, Pedrinho Nepomuceno e tantos outros abnegados que contribuíram para o seu desempenho de atleta.
No final da temporada de 1993, VALÉRIO resolveu pendurar as suas chuteiras e dedicar-se ao trabalho profissional na área de segurança do trabalho e posteriormente em vendas e comercialização de camarão. Entretanto, ele nunca se afastou por completo do futebol, pois joga nos finais de semana pelas equipes Masters da AABB - Associação Atlética Banco do Brasil; no Estrela Vermelha, time da cidade de Bayeux e no Auto Esporte Clube, sendo este último o seu time de coração.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o Sr. SÍLVIO VALÉRIO DOS SANTOS PAIVA, o popular atacante “VALÉRIO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.
Por Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador