Líder do campeonato, Max Verstappen comemora pole position no GP da Estíria (Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images) |
Segundo colocado na sessão, o finlandês foi punido com quatro posições por rodar dentro do pitlane no segundo treino livre, na sexta-feira, e cai para quinto. A penalidade também beneficiou Lando Norris, da McLaren, que pula de quarto para terceiro. Sergio Pérez, da RBR, completa a segunda fila no grid de largada.
A largada do GP da Estíria será às 10h deste domingo (horário de Brasília). O ge acompanha a etapa em tempo real.
Verstappen dividiu o protagonismo no sábado na Áustria com o colega de equipe, Pérez, único piloto além dele a liderar uma das etapas da classificação, no Q2. O mexicano disputou a posição com Norris, que em mais um sábado, superou o companheiro Daniel Ricciardo e foi o único piloto da McLaren a avançar para a disputa da pole position.
Dessa vez, apenas uma das Ferraris chegou ao Q3; Carlos Sainz ficou para trás, em 12º, enquanto Charles Leclerc larga em sétimo neste domingo, atrás de Pierre Gasly, da AlphaTauri. Yuki Tsunoda, Fernando Alonso e Lance Stroll completam as dez primeiras colocações.
*Valtteri Bottas foi punido com quatro posições no grid de largada por "direção perigosa", ao rodar no pitlane na sexta-feira, e largará da quinta colocação.
Os três primeiros
VERSTAPPEN: "Foi um fim de semana muito bom. Acho que a primeira volta no Q3 foi boa o suficiente no final! Estou super feliz por estar na pole aqui em casa! É bom estar aqui em um carro da RBR".
HAMILTON: .Não foi a melhor das sessões, mas ainda estou na primeira fila (por causa do pênalti do Valtteri). Não acho que tenhamos um ritmo bruto para ultrapassar a RBR. Vou dar tudo de mim. Talvez sejamos surpreendidos amanhã. Talvez com a chuva”
BOTTAS: "É uma pena a punição. Foi uma classificação forte. Eu me senti bem no carro. É um novo dia amanhã, uma longa corrida pela frente e tudo é possível".
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Com os pilotos da Aston Martin, AlphaTauri, Alfa Romeo, Williams e Haas tomando a dianteira na pista nos primeiros minutos da sessão, os carros das primeiras colocadas no campeonato foram os últimos a deixarem os boxes. Porém não demorou até que Max Verstappen colocasse as cartas na mesa e garantisse a primeira colocação com 1m04s489. Das Mercedes, Valtteri Bottas foi quem se saiu melhor em sua tentativa inicial, anotando 1m04s537 pelo segundo lugar, a uma curta distância de 0s048 do holandês da RBR. Lewis Hamilton ficou com a quarta colocação, mas caiu para sexto.
A dupla da Williams surpreendeu com o ritmo no final; Nicholas Latifi surgiu em oitavo com 1m05s175 - posição que perdeu de imediato para Fernando Alonso, caindo para nono. Depois foi a vez de George Russell, em sétimo lugar. Porém, enquanto o britânico conseguiu carimbar mais uma passagem de ida ao Q2, avançando em 12º, o canadense ficou fora da etapa seguinte por 0s033. Nos últimos segundos, Carlos Sainz, da Ferrari, se salvou da eliminação e pulou para o oitavo lugar, e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, apareceu em quarto, melhor colocação da AlphaTauri.
Eliminados
16º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
17º ESTEBAN OCON (ALPINE)
18º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
19º MICK SCHUMACHER (HAAS)
20º NIKITA MAZEPIN (HAAS)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Mais acirrado que o Q1, a segunda parte da classificação na Estíria contou com um top 3 diferente do usual, definido nos segundos que antecederam a bandeirada. Bottas foi o primeiro a ocupar a pole position provisória, mas Verstappen respondeu com 1m04s540 para retomar a ponta, melhorando posteriormente o próprio tempo até a volta mais rápida de Pierre Gasly, que anotou 1m04s429 - a apenas 0s004 do holandês.
Logo em seguida foi a vez de Norris surgir na terceira colocação e, nos minutos finais, brigar pela liderança com Sergio Pérez; o britânico anotou, primeiro, 1m04s298, mas o mexicano da RBR garantiu a a ponta com a melhor volta de 1m04s197, melhor tempo do fim de semana até então.
Eliminados
11º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
12º CARLOS SAINZ (FERRARI)
13º DANIEL RICCIARDO (MCLAREN)
14º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
15º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
Hamilton foi o primeiro a sair do pitlane e a marcar a melhor volta provisoriamente, com 1m04s205. No entanto, Verstappen superou as marcas no primeiro e segundo setores do Circuito de Spielberg e pulverizou a marca do rival anotando 1m03s841. Bottas garantiu a quarta colocação em sua na primeira tentativa, a 0s4 de Verstappen. No soar do relógio, o finlandês superou Hamilton - que escapou da pista em sua última volta - e tomou a segunda colocação, jogando o heptacampeão para terceiro.
Por Redação GE
Spielberg, Áustria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador