Ele nasceu na prazerosa cidade de Itabaiana, precisamente no dia dois de janeiro de mil novecentos e cinquenta e um. Foi registrado por seus pais com o nome de Luiz Felix de Lucena, mas para o mundo da bola pesada ele ficou conhecido como “Luiz Felix”.
E foi nos campos e quadras da terra do mestre Sivuca que Luiz Felix iniciou a sua brilhante carreira de atleta de futebol de salão, jogando na posição de central. Ele defendia e marcava com muita segurança, jogava duro, porém com lealdade, transmitindo segurança ao goleiro e aos demais jogadores.
No ano de 1967 ele veio morar na cidade de João Pessoa e aqui teve a oportunidade de se aperfeiçoar dentro das quadras. Em 1968, já integrava a forte equipe do Clube Astréa, o famoso alviceleste de Tambiá.
E quando o pivô, normalmente em jogada ensaiada, recuava a bola em sua direção, a torcida já sabia que ele iria aparecer com um chute certeiro e potente estufando as redes adversárias. Para o público, era uma enorme alegria lotar a arquibancada dos saudosos e principais ginásios de esportes do Astréa, Cabo Branco, Sesc e Escola Técnica para assistir aquela geração.
Em 1970, já reconhecido como um atleta acima do nível, Luiz Félix foi integrar a poderosa equipe do Esporte Clube Cabo Branco, o alvirrubro de Miramar. Em 1976, Luiz Félix também honrou as cores alvirrubras do inesquecível São Gonçalo Futebol Clube, equipe com sede na Praça Tiradentes e que foi um grande celeiro de jogadores da bola pesada.
Recebendo das mãos do Sr. Genival Leal de Menezes a medalha de melhor atleta de futebol de salão dos JUPS de 1974 (Foto: Divulgação) |
Em 1986, 1987 e 1990, já na categoria de veterano, o nosso homenageado defendeu as cores do Benfica Esporte Clube, quando se sagrou tricampeão.
Luiz Félix deu uma enorme contribuição ao nosso futebol de salão em jogos universitários brasileiros. Ele participou dos XXII JUBS, realizados na cidade de Porto Alegre, RS, no ano de 1971. Participou dos XXIII JUBS, realizados na cidade de Fortaleza, CE no ano de 1972. Participou dos XXIV JUBS realizados na cidade de Belém, PA, no ano de 1973. Participou dos XXV JUBS, realizados na cidade de Vitória, ES, no ano de 1974. Participou dos XXVI JUBS realizados na cidade de Maceió, AL, no ano de 1975. Participou dos XXVII JUBS realizados na cidade de Belo Horizonte, MG, no ano de 1976. Finalmente, em 1979, ele participou dos XXX JUBS realizados na cidade de João Pessoa, PB. A seleção universitária paraibana sempre realizava excelentes campanhas por esse país de dimensões continentais.
Luiz da Banda, como também ficou conhecido, marcou época nos festejados jogos universitários paraibanos, quando foi campeão em 1971, vice-campeão em 1972, terceiro lugar em 1973, vice-campeão em 1974, vice-campeão em 1975, quarto lugar em 1976, vice campeão em 1977 e campeão em 1978. Uma performance excepcional!
Destacamos que, nos XXVIII Jogos universitários paraibanos realizados em 1974, o nosso homenageado foi escolhido o melhor atleta de futebol de salão da competição. Neste mesmo ano, ele disputou a “Taça Brasil” realizada em Natal -RN e em Brasília – DF, defendendo as cores do São Gonçalo Futebol Clube, do desportista Badê.
Outros títulos conquistados pelo nosso homenageado ficaram marcados na memória. Em 1972, Luiz foi campeão dos torneios Pedro Nicodemos e Batista Ramos, com a camisa da FPDA. Em 1973, ele foi campeão paraibano de clubes, categoria adulta, com a camisa do ECCB. Em 1976 ele foi campeão paraibano de clubes, categoria adulto, vestindo a camisa do São Gonçalo Futebol Clube.
Na realidade, o seu nome era obrigatório em todas as convocações das seleções e clubes paraibanos que disputaram competições regionais e nacionais.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas ficou a certeza de que Luiz Félix de Lucena, o popular “Luiz Félix”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol de salão da Paraíba.
Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador