Foto: Kyioshi Abreu |
Ainda era madrugada desta quarta-feira (04) quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) finalmente divulgou a formação dos grupos e a tabela de jogos da remodelada edição 2020 da Série D do Campeonato Brasileiro.
A competição ganhou uma nova fórmula esse ano: fase preliminar, mata-mata com oito times, e oito grupos com oito equipes na luta pelo acesso à Terceirona.
A partir de maio, 68 equipes começam a disputar o tão sonhado salto de divisão. O início da Série D de 2020 está previsto para o fim de semana de 2 ou 3 de maio, com a final em 22 de novembro.
Representantes da Paraíba, Campinense e Atlético de Cajazeiras acabaram caindo na mesma chave e terão adversários tradicionais pela frente.A partir de maio, 68 equipes começam a disputar o tão sonhado salto de divisão. O início da Série D de 2020 está previsto para o fim de semana de 2 ou 3 de maio, com a final em 22 de novembro.
Raposa e Trovão Azul no Grupo 3 e vão encarar América de Natal, Globo-RN, Floresta-CE, Guarany de Sobral, Salgueiro-PE e Afogados-PE.
Nova Série D
Se até ano passado os clubes precisavam de pelo menos 12 jogos para garantir o acesso, sendo seis rodadas classificatórias e três mata-matas, a partir de 2020 serão necessários no mínimo 20 partidas para alcançar tal objetivo.
É que a Série D desse ano passa das antigas 16 para 26 datas.
Para ampliar a competição no calendário, a CBF anunciou uma mudança na fórmula de disputa, que terá uma fase preliminar com oito clubes das piores federações no ranking da entidade (duas datas).
Assim, a fase de grupos da Série D contará com 64 times (e não 68 como nos últimos anos). Eles serão divididos em oito chaves, com oito times em cada, com jogos de ida e volta (14 datas).
Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021: oitavas, quartas, semifinais e final (10 datas).
Veja como ficou o organograma, o calendário e a formação dos grupos da quarta divisão nacional.
SÉRIE D 2020
Pré-Serie D: 8 equipes
Fase de grupos: oito chaves com oito times
3ª fase: início do mata-mata com os 32 classificados
Oitavas de final
Quartas de final
Semifinais
Final
DATAS DA SÉRIE D 2020
Fase preliminar: 2 de maio a 10 de maio
Fase de grupos: 23 de maio a 4 de julho (primeiro turno) e 11 de julho a 22 de agosto (segundo turno)
Segunda fase (mata-mata): 29 de agosto e 12 de setembro
Oitavas de final: 19 de setembro e 26 de setembro
Quartas de final: 2 de outubro e 17 de outubro
Semifinais: 24 de outubro e 1 de novembro
FINAL: 8 de novembro e 22 de novembro
FASE PRELIMINAR
JOGOS DE IDA – 2 de maio ou 3 de maio
Ji-Paraná (RO) x Nacional (AM)
Baré (RR) x Ypiranga (AP)
Real Noroeste (ES) x Aquidauanense (MS)
Tocantinópolis (TO) x Brasiliense (DF)
JOGOS DE VOLTA – 9 de maio ou 10 de maio
Nacional (AM) x Ji-Paraná (RO)
Ypiranga (AP) x Baré (RR)
Aquidauanense (MS) x Real Noroeste (ES)
Brasiliense (DF) x Tocantinópolis (TO)
GRUPO 1: Atlético-AC, Galvez (AC), Rio Branco-AC, Vilhenense (RO), Fast Clube (AM), Independente-PA, Bragantino-PA e Vencedor do confronto Ji-Paraná (RO) x Nacional-AM.
GRUPO 2: São Raimundo-RR, Luverdense (MT), Santos-AP, Moto Club (MA), Juventude-MA, River-PI, Altos (PI) e Vencedor do confronto Baré (RR) x Ypiranga-AP.
GRUPO 3: América-RN, Globo FC (RN), Campinense (PB), Atlético-PB, Floresta (CE), Guarany de Sobral (CE), Salgueiro (PE) e Afogados (PE).
GRUPO 4: Vitória da Conquista (BA), ABC (RN), Potiguar (RN), Central (PE), Coruripe (AL), Jaciobá (AL), Frei Paulistano (SE) e Itabaiana (SE).
GRUPO 5: Goianésia (GO), CRAC (GO), Goiânia (GO), Águia Negra (MS), Operário (MT), União (MT), Vitória-ES e Vencedor do confronto Real Noroeste (ES) x Aquidauanense (MS).
GRUPO 6: Patrocinense (MG), Palmas (TO), Atlético de Alagoinhas (BA), Gama (DF), Tupynambás (MG), Bahia de Feira (BA), Caldense (MG) e Vencedor do confronto Brasiliense (DF) x Tocantinópolis (TO).
GRUPO 7: Portuguesa (RJ), Toledo (PR), Mirassol (SP), Bangu (RJ), Nacional-PR
Ferroviária (SP), Cascavel (PR) e Cabofriense (RJ).
GRUPO 8: Pelotas (RS), Marcílio Dias (SC), São Caetano (SP), Caxias (RS), Joinville (SC), Novorizontino (SP), Tubarão (SC) e São Luiz-RS.
Equipe @Vozdatorcida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador