Procurador Valberto Lira afirmou que medida é para garantir segurança nos estádios (Foto: Yordan Cavalcanti)
Os jogos do Treze e Botafogo-PB realizados na Paraíba não vão poder mais receber torcidas visitantes na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro. A determinação partiu da Comissão Permanente de Prevenção e Combate a Violência nos Estádios, presidida pelo procurador do Ministério Público do Estado (MP), Valberto Lira.
A medida também vale para os clássicos do Campeonato Paraibano, envolvendo também o Campinense. Os três grandes vão se enfrentar na segunda fase da competição.
A primeira partida a atender a resolução da comissão será Treze x CRB nesta quinta-feira, às 19h15, no Presidente Vargas, em Campina Grande. O jogo é válido pelo Grupo C da Copa do Nordeste.
De acordo com Valberto Lira, a medida foi tomada para evitar que episódios como o do jogo entre Botafogo-PB e Sport se repitam e os torcedores possam ter mais segurança ao assistir as partidas nos estádios.
- Tomamos essa decisão para evitar o enfrentamento das torcidas e ela vale para as competições nacionais e regionais. Vale lembrar também, que durante o Campeonato Paraibano, essa medida vai ser tomada para os jogos envolvendo Treze, Botafogo e Campinense. Nos clássicos, haverá apenas a torcida do mandante – disse Valberto Lira.
O Treze já deu provas de que vai cumprir a determinação do Ministério Público, nesta quarta-feira, clube divulgou em seu site oficial que não iria disponibilizar ingressos para a torcida do CRB para o jogo de hoje à noite.
Estádio
Presidente Vargas vai receber apenas torcida do Treze no jogo contra o
CRB nesta quinta-feira (Foto: Assessoria de Imprensa Treze Futebol
Clube)
Medida confronta RGC da CBF
A medida tomada pelo Ministério Público vai de encontro ao artigo 86 do Regulamento Geral das Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que diz que “o clube visitante terá o direito de adquirir a quantidade máxima de ingressos correspondente a 10% da capacidade do estádio ou da capacidade permitida pelos órgãos de segurança, desde que se manifeste em até três dias úteis antes da realização da partida, através de ofício dirigido ao clube mandante, necessariamente com cópia às Federações envolvidas e à DCO.”
Quando perguntado se o Treze não estaria infringindo o regulamento ao seguir a recomendação do MP, o presidente do Galo, Eduardo Medeiros, explicou que a decisão do órgão se sobrepõe à norma da competição.
- O Regulamento Geral das Competições dispõe de regras administrativas. Mas quando confrontadas com decisões do Ministério Público, estas estão acima e devem ser obedecidas. Por isso é que não vamos disponibilizar os ingressos para o CRB nesta quinta-feira – finalizou Eduardo Medeiros.
Globoesporte.com/PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador