Vila Olímpica Cidade, no Valentina, é um dos dois centros de treinamento credenciados pela Fifa em João Pessoa(Foto: Larissa Keren / Globoesporte.com/PB)
Itália, Estados Unidos, Japão e México vão fazer dois de seus jogos a menos de 200 quilômetros de João Pessoa. As outras seleções que vão jogar em Recife e/ou Natal são Camarões, Gana, Grécia, Uruguai, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia e Alemanha. O secretário de Esportes da Prefeitura de João Pessoa, Sérgio Meira, já definiu a estratégia para convencer os países a escolherem a cidade durante a Copa do Mundo.
- Agora já sabemos quais seleções estarão mais próximas de João Pessoa. Vamos iniciar o trabalho de apresentação da cidade de forma mais direta, no boca a boca. A Vila Olímpica Cidade, no Valentina, já faz parte do catálogo da Fifa e agora partiremos para o contato com as federações de futebol - explicou Sérgio Meira.
O secretário não tem preferência por nenhuma seleção, mas reconhece que as quatro que vão ficar entre as sedes de Recife e Natal são favoritas para treinar em João Pessoa.
- O México, por exemplo, joga em Recife, Natal e também em Fortaleza. Ou seja, não vai sair do Nordeste na primeira fase. Naturalmente, João Pessoa seria uma excelente opção para diminuir os deslocamentos - sugeriu o secretário de esportes da capital paraibana.
Aposta no turismo
Sérgio Meira também está empolgado com o incremento do turismo em João Pessoa com a possibilidade de alguma seleção escolher a cidade para treinar durante a Copa do Mundo. E lembra três países que costumam levar verdadeiros contingentes acompanhando suas seleções.
- Os torcedores de Itália, México e Japão costumam ir a todas as Copas em grande número. Seria realmente muito interessante se João Pessoa pudesse receber alguma delas. Mas não tenho preferência por nenhuma especificamente. Qualquer seleção que vier para cá certamente será importante para o desenvolvimento do turismo, o intercâmbio cultural...
Três
jogos do 'grupo da morte' serão realizados no Nordeste: Uruguai x Costa
Rica, em Fortaleza; Itália x Costa Rica, no Recife; e Itália x Uruguai,
em Natal(Foto: AFP)
Em relação às obras na Vila
Olímpica Cidade, Sérgio Meira garante que tudo estará concluído no fim
do mês. Em fevereiro, todos os equipamentos exigidos pela Fifa estarão
devidamente instalados no Valentina.- Todo mês mandamos para a Fifa um relatório da situação da Vila Olímpica, inclusive com fotos de tudo que é feito lá. Acredito que temos boas chances de receber uma seleção - continuou Sérgio Meira.
A escolha das sedes pelas 32 federações devem acontecer nos próximos meses, tendo em vista, principalmente, a condição geográfica de seus respectivos grupos.
Mais uma opção em João Pessoa
Um dos grandes trunfos da capital paraibana receber uma seleção na Copa do Mundo é o fato de ter dois Centros de Treinamento credenciados pela Fifa. Além da Vila Olímpica Cidade, no Valentina, a outra opção é a Vila Olímpica Ronaldo Marinho, do Governo do Estado. O local também passa por melhoramentos e a previsão de entrega é em janeiro.
Além de João Pessoa, as outras cidades nordestinas que têm CTs aprovados pela Fifa são Aracaju, Maceió e Salvador, este último também com duas opções.
Vila Olímpica Ronaldo Marinho, do Governo do Estado, é a outra opção de João Pessoa durante a Copa do Mundo(Foto: Divulgação / Secom-PB)
Globoesporte.com/PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador