Maranhão e Piauí terão, na terça-feira (8), a chance de incluir os clubes dos dois estados da Copa Nordeste do próximo ano. Em entrevista o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, afirmou as pretensões dos dois estados em garantir a vaga no torneio. O encontro entre os presidentes das federações da região nordeste acontece em Salvador.
A ideia do dirigente é que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) altere o estatuto e inclua Piauí e Maranhão na região Nordeste. Hoje, dentro da geografia da entidade, os dois estados fazem parte da região Norte e poderiam participar da Copa Verde do próximo ano, ficando fora mais uma vez da Copa Nordeste.
- Queremos isso no papel, que o estatuto da CBF seja modificado para fazer essa alteração. Isso não é fácil. Na região Sudeste, só existem dois estados (Rio de Janeiro e São Paulo). A partir do momento que houver mudança no estatuto para incluir Piauí e Maranhão na região Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo vão querer modificação para ir para região Sudeste – afirmou Antônio Américo.
De acordo com o dirigente, a CBF se comprometeu a alterar o mapa da região. O próximo passo é colocar a mudança no papel.
- Nós já tivemos a garantia do presidente, José Maria Marin, de que essa mudança vai ser feita. Queremos que isso vá para o papel e que se concretize a partir dessa reunião – ressaltou o presidente da Federação Maranhense.
‘Situação é esdruxula’, diz Antônio Américo
Durante a entrevista, o dirigente comentou ainda sobre o fato de Piauí e Maranhão estarem inclusos na região Norte. Para Antônio Américo, a situação ‘é esdruxula’ e deve ser alterada.
- Essa situação é esdruxula, inconcebível. Há 40 anos, a CBF colocou esse modelo para ajudar os times do Norte, em razão que naquela época só existiam dois estados (Amazonas e Pará). Hoje em dia, não há mais justificativa porque a região Norte já tem seis estados – comentou o dirigente.
GE/MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador