Conheça um pouco mais sobre a cidade que vai receber a final da Copa NE
Não é todo o dia que uma cidade ganha destaque no cenário do futebol brasileiro. A oportunidade apareceu para Campina Grande, que será palco para a grande festa da final da Copa do Nordeste, no próximo domingo. Mesclando uma forte identidade cultural, esportiva e tendo em seu território um dos maiores pólos industriais do paÃs, o municÃpio paraibano guarda inúmeras histórias, repletas de riquezas e que enchem de orgulho seus moradores.
Muito são os nomes da hospitaleira Campina
Uma das cidades mais importantes da ParaÃba, A Rainha da Borborema carrega consigo outros tantos apelidos que a tornam conhecida no Nordeste e em todo o Brasil: Capital do Trabalho e Liverpool Brasileira estão entre as alcunhas pelas quais qualquer cidadão campinense tem a alegria e a satisfação de ser reconhecido.
Localizada a 100 km de João Pessoa e tendo cerca de 400 mil habitantes, Campina Grande se orgulha de organizar, todos os anos, a maior festa de São João do mundo. São 30 dias seguidos de muita diversão no mês de junho, colocando a cidade como um dos principais pontos turÃsticos do Nordeste neste perÃodo.
Cultura em evidência na capital caipira
Por falar em festas julinas, não podemos esquecer da mistura que existe entre o folclore, a culinária tÃpica da região e a música: o tempo de folia é regado com muita Carne de Sol, pamonha, tapioca e canjica, além de vários outros petiscos que incrementam a saborosa comida campinense e o Forró, dança muito apreciada pelos habitantes.
Eis que surge então, no calçadão de Campina Grande, a saudável e intensa rivalidade entre os clubes mais populares da localidade: Treze e Campinense dividem e pintam a cidade com as cores vermelha, preta e branca. Entre os torcedores, as brincadeiras e as provocações fazem parte do cotidiano e não é difÃcil achar em qualquer roda de conversa os que apoiam ou não o Rubro-Negro na final do Nordestão.
Rivalide de meio século
Com 15 campeonatos estaduais conquistados contra 19 do adversário, o Treze não disputou a competição a Copa do Nordeste em 2013 e aguarda ansiosamente a oportunidade de medir forças com o Campinense, em confronto que ocorre daqui há duas semanas, pelo estadual. Se por um lado os alvinegros focam suas energias em secar o rival, o representante do estado na Copa do Nordeste espera poder contar com o apoio de todos os apaixonados pelo futebol da ParaÃba, conforme disse, descontraidamente, o zagueiro da Raposa, Roberto Dias:
"Não vivenciamos muito esta rivalidade. O Campinense ainda não participou do Paraibano, porém temos o clássico com eles daqui há 15 dias. Talvez muitos torcedores do Treze estejam torcendo pelo futebol da ParaÃba, o estado está ganhando notoriedade no Brasil. Espero que eles estejam em nosso lado".
Campina Grande promete entrar para a história e fazer do jogo final da Copa do Nordeste um grande acontecimento para todo o estado. Neste domingo, 17, Campinense e ASA entram em campo novamente com o objetivo de levantar a taça do Nordestão. Para os alagoanos, apesar da desvantagem, o sonho ainda continua mais vivo do que nunca; para os paraibanos, o desejo é de que o caneco permaneça na cidade que respira comemorações e que espera viver um 'São João' fora de época.
Fonte: Esporte Interativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador