Por falta de patrocinio piloto brasileiro fica fora da F1 2013 - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 1 de março de 2013

Por falta de patrocinio piloto brasileiro fica fora da F1 2013

Empresa que apoiaria brasileiro não efetua pagamento na data combinada e equipe decide rescindir seu contrato e chamar piloto francês para o lugar

O sonho de Luiz Razia de disputar a temporada 2013 da Fórmula 1 acabou antes mesmo de se tornar realidade. Um dos patrocinadores que o brasileiro levou para a Marussia não efetuou o pagamento de uma das parcelas na data combinada e 23 dias depois de ser anunciado ele teve o contrato rescindido pela equipe nesta sexta-feira. A decisão foi tomada em Barcelona (Espanha), onde está sendo realizada a última semana de testes de pré-temporada.
O baiano de 23 anos faria sua estreia na categoria máxima do automobilismo mundial neste ano, mas será substituído por Jules Bianchi, que havia perdido a vaga na Force India para Adrian Sutil no dia anterior. Com a decisão da Marussia, o grid da F-1 está definido para 2013. Agora, o único brasileiro na categoria é Felipe Massa, da Ferrari. A última temporada em que o país contou apenas com um representante foi em 1971, com Emerson Fittipaldi. O ano de 1978 começou somente com Emerson, mas teve a estreia de Nelson Piquet na 11ª etapa.
Luiz Razia Marussia testes Fórmula 1 Jerez (Foto: Divulgação Marussia)Luiz Razia chegou a participar de dois dias de testes pela Marussia em Jerez (Foto: Divulgação Marussia)
Apesar do vice-campeonato da GP2 (principal categoria de acesso à F-1) em 2012, Razia precisou reunir alguns patrocinadores para levar um aporte financeiro à equipe e garantir um lugar no grid deste ano. Ele havia sido anunciado como piloto titular da Marussia no dia 6 de fevereiro. Poucos dias antes, a escuderia havia rescindido com o alemão Timo Glock admitindo que a decisão tinha sido tomada por questões financeiras. No mesmo dia do anúncio, Razia chegou a participar de dois dias de testes em Jerez de la Frontera. Porém, essas foram as únicas vezes do baiano no cockpit do time. Devido ao problema com o patrocinador, Razia foi sacado das atividades de Barcelona da semana passada e desta quinta e sexta-feira.
- Ficamos em uma situação em que tivemos que terminar nosso contrato com Luiz Razia. De acordo com as bases com as quais devemos operar em 2013, e dado os passos que tomamos para colocar essa estrutura no lugar, não tivemos outra alternativa senão nos mantermos fiéis ao princípio identificado como essencial para garantir nosso futuro a longo prazo – declarou o chefe do time, John Booth.
Jules Bianchi substituiu Luiz Razia na Marussia (Foto: Divulgação) 
Primeira foto do francês Bianchi com uniforme da Marussia, em Barcelona (Foto: Divulgação)
Nesta sexta, Bianchi posou para fotos com o uniforme de seu novo time e fez ajustes no banco. Ele já vai para a pista pelos testes de pré-temporada em Barcelona (Espanha) no sábado e dividirá a atividade de domingo com seu novo companheiro, Max Chilton. Bianchi faz parte da Academia de Pilotos da Ferrari e era piloto reserva da Force India. Ele foi campeão da F-3 europeia em 2009 e vice da World Series no ano passado. A temporada da Fórmula 1 começa no dia 17 de março, com o GP da Austrália.
- Estamos felizes em receber Jules Bianchi. Ele é um talento comprovadamente reconhecido no paddock. Tem uma trajetória direcionada à F-1 e teve performances impressionantes nas categorias de base. Seu notado “pedigree” o colocou no radar de muitas equipes. Está pronto para dar o passo à F-1 – disse Booth.
Razia: das corridas de 'gaiolas' ao vice-campeonato da GP2
Diferentemente da grande maioria dos pilotos, o primeiro contato de Razia com o automobilismo não foi no kart, mas nas chamadas corridas de gaiola aos 12 anos na cidade de Barreiras (Bahia), onde nasceu. Sua carreira em monopostos começou em 2005, na F-Renault 2.0 Brasil e na Fórmula 3 Sulamericana, categoria pela qual sagrou-se campeão no ano seguinte. Em 2007, o baiano fez boa temporada na Euro 3000, além de algumas participações na World Series. Sua história na GP2 começou em 2008, com a entrada na divisão asiática da categoria. Nos três anos seguintes, fez temporadas discretas por equipes médias. Paralelamente, alimentava o sonho da F-1 ao participar de testes de jovens pilotos na VRT (atual Marussia) em 2010 e na Team Lotus (hoje Caterham) em 2011.
Luiz Razia vence na Malásia (Foto: Divulgação GP2) 
Luiz Razia foi vice da GP2 (Foto: Divulgação)
Depois de quase ser obrigado a deixar o automobilismo, teve a grande oportunidade da carreira em 2012 ao entrar na Arden, de Christian Horner, chefe da RBR, bicampeã mundial de pilotos e construtores na F-1. Razia agarrou a chance e fez uma temporada brilhante, com quatro vitórias, e disputou o título da GP2, que ficou com o italiano Davide Valsecchi (novo piloto reserva da Lotus), até a última etapa. Em 2012, o baiano também participou dos testes para novatos pela Force India e STR.

Fonte: GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui