Deixando dois conterrâneos para trás, Kipsang fecha a prova com tempo de 44m04s. No feminino, queniana Maurine Kipchumba leva a melhor na corrida
- Estou muito feliz por ter vencido a corrida. O percurso foi muito duro, com muitas descidas e subidas, mas consegui me manter em primeiro. Eu não esperava vencer, então estou muito feliz - disse o campeão da prova.
Giovani dos Santos terminou a prova satisfeito com a quarta colocação.
- Não deu pra vencer, mas graças a Deus estou feliz. Quero agradecer a todos os brasileiros que torceram por mim - afirmou o brasileiro.
Edwin Kipsang vence a Corrida de São Silvestre 2012 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A prova masculinaPredominantemente africano, o pelotão masculino composto por sete atletas despontou logo após a largada da prova, às 9h, na Avenida Paulista. Os brasileiros Giomar Ferreira da Silva, José Roberto Jesus e Giovani dos Santos tentavam acompanhar o ritmo.
Desde o quilômetro 8, os quenianos Edwin Kipsang, Mark Korir, vice-campeão da São Silvestre 2011, e Joseph Aperumoi, que venceu a Meia-Maratona de São Paulo neste ano, assumiram a ponta da prova.
saiba mais
Nos 5km finais, Mark Korir, do Quênia, caiu para terceiro, e o
conterrâneo Edwin Kipsang assumiu a liderança isolada, com um ritmo de
prova constante. Joseph Aperumoi tentou acompanhar as passadas de
Kipsang, mas terminou mesmo em segundo lugar. O brasileiro Giovani dos
Santos, de 31 anos, vencedor da Volta da Pampulha deste ano, ficou em
quarto na prova.Após três anos, o Quênia reencontrou a vitória entre os homens na São Silvestre. Desde 2009, quando James Kipsang levou o bicampeonato, o país africano não conquistava o título. O Quênia, além disso, lidera a lista de países que mais vezes venceram a prova masculina da São Silvestre, com 13 conquistas. Em segundo lugar está o Brasil, com 11.
Nos últimos 20 anos, os africanos têm dominado a São Silvestre. Desde 1992, são 15 vitórias no masculino contra apenas seis dos brasileiros. Em 2011, o etíope Tariku Bekele levou a melhor.
Kipsang (centro), Aperumoi (à esq.) e Korir (à dir.) (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Confira o pódio da São Silvestre 2012:1º Edwin Kipsang (Quênia) - 44m04s
2º Joseph Aperumoi (Quênia) - 44m14s
3º Mark Korir (Quênia) - 44m20s
4º Giovani dos Santos (Brasil) - 44m50s
5º Hafid Chani (Marrocos) - 45m54s
Corredora do Cruzeiro, de 24 anos, deixa africanas para trás no quilômetro 10 e fecha a prova em 51m42s. Tatiele Carvalho, em sexto, é a melhor brasileira
- Estou muito feliz. O clima foi maravilhoso, o percurso era muito bom. Eu não esperava vencer, mas entrei na prova muito tranquila e consegui ir bem - afirmou a campeã.
A brasileira mais bem colocada foi Tatiele Carvalho, que terminou a prova na sexta colocação.
- No ano passado terminei em 18º lugar. Agora, fui a melhor brasileira. Estou acostumada a correr longas distâncias em treinamentos, mas, em competições, não gosto muito. Mas vou aprender porque é gostoso ser a melhor brasileira e deve ser maravilhoso vencer essa prova - disse Tatiele.
saiba mais
Entre os homens, o título também ficou com o Quênia.
Ou melhor, os três primeiros lugares foram dos africanos. Edwin Kipsang
foi o campeão, seguido por Joseph Aperumoi em segundo e Mark Korir em
terceiro. Giovani dos Santos foi o melhor brasileiro, chegando em
quarto.A prova feminina
Com largada pontualmente às 8h40m e temperatura de 21ºC, as brasileiras Roselaine Silva, Marily dos Santos, Marluce Borges e Tatiele Carvalho, assim como a queniana Nancy Kipron, a etíope Fekede Negede e a tanzaniana Jackline Sakilu comandaram o primeiro pelotão na Avenida Paulista.
Maurine Kipchumba vence a Corrida de São Silvestre 2012 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
No terceiro quilômetro, Marily dos Santos tomou a dianteira, mas foi
logo ultrapassada pelas africanas. No quilômetro 7, a única
representante do Brasil que conseguia acompanhar as africanas era
Tatiele Carvalho.No quilômetro 9, a queniana Maurine Kipchumba, campeã da Volta da Pampulha 2012, e a tanzaniana Jackline Sakilu abriram vantagem para o primeiro pelotão. No último terço da prova (10km), com passadas largas, Maurine passou a despontar e não saiu mais da liderança isolada até a vitória.
A tanzaniana Jackline Sakilu garantiu o segundo lugar da prova. A também queniana Rumokol Chepkanan, que venceu a Maratona de São Paulo e foi quinta colocada na São Silvestre do ano passado, ficou em terceiro. Tatiele Carvalho cruzou a linha de chegada em sexto lugar, e foi a brasileira mais bem colocada na prova.
A competição feminina foi disputada por duas campeãs em São Silvestre: as brasileiras Maria Zeferina Baldaya (2001) e Lucélia Peres (2006). Desde 2006, há um longo jejum que incomoda as brasileiras, já que a prova foi dominada pelas africanas desde então.
Agora, o Quênia tem 10 vitórias na prova feminina da São Silvestre contra sete de Portugal e cinco do Brasil.
Kipchumba (centro), Sakilu (à esq.) e Chepkanan (à dir.) (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Confira o pódio da São Silvestre feminina:1º Maurine Kipchumba (Quênia) - 51m42s
2º Jackline Juma Sakilu (Tanzânia) - 52m11s
3º Rumokol Chepkanan (Quênia) - 52m50s
4º Fekede Negede (Etiópia) - 53m36s
5º Anastazia Ghamaa (Tanzânia) - 53m42s
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador