Estádio foi reaberto depois de quase três anos de obras para receber jogos da Copa das Confederações, ano que vem, e da Copa do Mundo de 2014
Presidente Dilma marca presença na entrega do Mineirão (Fotos: Maurício Vieira / Globoesporte.com)
Nove mil toneladas de aço, 717 de concreto, 1.060 dias de reforma. Para
os apaixonados pelo futebol e pelo Mineirão, uma eternidade. Mas,
enfim, chegou o dia do reencontro. O Mineirão, finalmente, foi reaberto.
Com a presença da presidente Dilma Rousseff, que veio a Belo Horizonte
especialmente para o evento de reinauguração, o estádio foi entregue aos
mineiros. Bola rolando, no entanto, somente no ano que vem. O clássico
Cruzeiro x Atlético-MG, no dia 3 de fevereiro, válido pelo Campeonato
Mineiro, será o primeiro jogo do remodelado Mineirão.A cerimônia de reabertura, que teve início por volta das 16h (de Brasília), terá duração aproximada de um hora. Estão presentes no Mineirão o ministro dos esportes, Aldo Rebelo; o diretor-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira; o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo em Minas, Thiago Lacerda, entre outras autoridades e personalidades do esporte.
Carlos Alberto Parreira gostou do Novo Mineirão
- O estádio é tão bom quanto igual a maioria dos estádios da Europa.
Estou me sentindo na Europa. O estádio é bonito, moderno, tem segurança
para o torcedor. Todo mundo vai se sentir melhor - avaliou Parreira.Ao chegar ao estádio, Dilma foi recebida pelo governador Anastasia. Cumprimentou e tirou fotos com um grupo de operários que trabalhou na reforma do Mineirão. Abraçou, um a um, e foi fotografada junto aos ex-jogadores presentes, como Reinaldo, Ademir da Guia, Dadá Maravilha, Dirceu Lopes, Éder Aleixo, entre outros. Nas cadeiras, balões formaram o nome do estádio e a frase 'Sou do Mundo, sou Minas Gerais', que é um trecho da música 'Para Lennon e Mccartney', dos compositores Fernando Brant, Márcio Borges e Lô Borges.
Nos telões foi exibido um pronunciamento gravado pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, parabenizando o Brasil e Minas Gerais pela reabertura do estádio. Dilma Rousseff autografou uma bola que fará parte do acervo do Museu do Futebol, que será inaugurado no Mineirão. Após autografá-la, a presidente chutou a bola e descerrou a placa de reabertura do estádio, exatamente às 17h15m.
Após o evento, os portões serão abertos para a entrada de 20 mil pessoas, que trocaram, antecipadamente, ingressos por alimentos não-perecíveis, e terão o privilégio de serem os primeiros visitantes do Novo Mineirão. Para finalizar, por volta das 20h, a banda mineira Jota Quest fará um show encerrando o histórico 21 de dezembro.
Mineirão é reaberto depois de quase três anos de obras: primeiro jogo oficial será em fevereiro
O Novo MineirãoQuando se olha o novo, é o velho que se sente. A fachada original, tombada pelo Patrimônio Histórico de Belo Horizonte, foi preservada e reforçada para sustentar a nova cobertura, que terá placas para transformar energia solar em elétrica.
Do lado de fora, a esplanada abraça o estádio. Dentro dele, a modernidade prevalece. Quem estiver no campo ou em uma das 62.160 cadeiras vai viver o futebol de um jeito diferente, em que o conforto será prioridade. Vestiários luxuosos para os jogadores. Para os torcedores, telões de alta definição. Camarotes, restaurante panorâmico e o tradicional tropeiro.
- Está garantido o tropeirão. Foi exigência nossa, na licitação que nós fizemos para as operadoras de bares, que foi mantida a exigência nossa que tenha no cardápio tanto o tropeirão quanto o o pneu no pão, que também é muito tradicional aqui no Mineirão - garante Ricardo Barra, diretor-presidente do Consórcio Minas Arena, que administra o estádio.
O coração de duas grandes paixões do futebol brasileiro se renovou para receber três jogos da Copa das Confederações e seis da Copa do Mundo: R$ 666,3 milhões de reais foram gastos para harmonizar passado e futuro. Aos 47 anos, o Mineirão está pronto para viver e proporcionar emoções ainda mais intensas. Belo Horizonte vai receber três jogos da Copa das Confederações, em junho do ano que vem, e seis partidas da Copa do Mundo da FIFA, em 2014.
Fonte: Globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador